Anglo American e Thyssenkrupp Steel Europe assinam parceria

21/10/2022
A parceria será focada na produção de aço de baixo carbono, usando tanto alto-forno convencional quanto ferro de redução direta (DRI).

 

A Anglo American assinou um memorando de entendimento com a Thyssenkrupp Steel Europe AG para desenvolver novos métodos para a descarbonização da siderurgia. A parceria será focada em pesquisas conjuntas para acelerar o desenvolvimento de matéria-prima de alta qualidade para a produção de aço de baixo carbono, usando tanto alto-forno convencional quanto ferro de redução direta (DRI) – este último é um método menos intensivo em carbono que requer minério de ferro de uma particularmente de alta qualidade. “À medida que o setor siderúrgico avança em seus esforços para a transição de métodos de produção tradicionalmente intensivos em carbono para processos mais limpos e sustentáveis, os produtos de minério de ferro de alta qualidade da Anglo American continuarão a desempenhar um papel importante na permitindo a produção de aço de baixo carbono em escala”, disse Peter Whitcutt, CEO do negócio de Marketing da Anglo American.

Segundo o executivo, a sinergia entre as duas empresas combina qualidades físicas e químicas dos minerais da Anglo com a tecnologia inovadora da Thyssenkrupp Steel para impulsionar operações mais sustentáveis. Desde 2018, a Anglo enfrenta os desafios das mudanças climáticas, com base nos compromissos estabelecidos em seu Plano de Mineração Sustentável para descarbonizar suas operações, moldando um roteiro de longo prazo para também ajudar a mitigar o impacto das emissões de CO2 em sua cadeia de valor. Isso inclui investimentos em tecnologias favoráveis ao clima e trabalhar em estreita colaboração com as siderúrgicas para apoiar seus esforços específicos de descarbonização. O Dr. Arnd Köfler, diretor de tecnologia da ThyssenKrupp Steel acrescenta: "Queremos descarbonizar a cadeia de valor do aço dentro e fora dos limites de nossa fábrica. Estamos fazendo nossa própria produção com baixo teor de carbono através de uma combinação de plantas de redução direta com fundidores inovadores. Além disso, , estamos trabalhando com muitos parceiros para produzir aço com baixo teor de carbono de A a Z. Estamos, portanto, muito satisfeitos em trabalhar com a Anglo American para explorar maneiras pelas quais podemos usar minério de ferro de alta qualidade no processo de produção com mais emissões -redução possível."

Com base na série de compromissos ambientais e outros estabelecidos em seu Plano de Mineração Sustentável de 2018, a Anglo American estabeleceu uma ambição em 2021 de reduzir suas emissões de Escopo 3 em 50% até 2040, com base em um compromisso pré-existente de alcançar o nível operacional (ou seja, , Escopo 1 e 2) neutralidade carbônica até o mesmo ano. Com a maioria das emissões de Escopo 3 da Anglo American vinculadas a materiais – carvão siderúrgico e minério de ferro – vendidos para a indústria siderúrgica, a cadeia de valor do aço é central para os esforços de descarbonização da empresa. Para isto, a Anglo conta com a parceria de clientes com ideias semelhantes e outros com ambições semelhantes para um futuro com menos carbono. Por exemplo, a Anglo American assinou acordos com várias siderúrgicas importantes na Europa e na Ásia para pesquisar materiais de alimentação eficientes adequados para uso na fabricação de aço com redução direta de ferro (DRI), incluindo pelotas de minério de ferro e minério de ferro granulado.

A produção de aço pela DRI é um método de produção tecnicamente comprovado, estimado como significativamente menos intensivo em carbono do que o processo de fabricação de aço integrado de alto-forno tradicional e forno de oxigênio básico. Ao usar hidrogênio verde como agente redutor, o processo pode ser praticamente isento de CO2.

Direto da Fonte