Águia terá R$ 2 milhões para projeto de cobre no RS

02/02/2023
O recurso, que foi captado num processo de seleção pública, será utilizado no aperfeiçoamento de processos de biolixiviação e triagem de minério
O recurso, que foi captado da Finep num processo de seleção pública, será utilizado no aperfeiçoamento de processos de biolixiviação e triagem de minério

 

A Águia, empresa brasileira com capital australiano que atua em pesquisa e desenvolvimento de projetos de mineração, receberá R 2 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), para o desenvolvimento de tecnologias de processamento de cobre. 

O recurso, que foi captado num processo de seleção pública, será utilizado no aperfeiçoamento de processos de biolixiviação e triagem de minério. “Nós temos um projeto inovador, com credenciais ambientais inéditas no estado e temos uma grande preocupação em implementar tecnologias mais eficientes e desenvolver processos ambientalmente amigáveis. Queremos impactar positivamente o Rio Grande do Sul, com geração de emprego e renda, e disponibilizar ao mercado um produto diferenciado, o cobre verde”, destaca o CEO da Águia, Fernando Tallarico. Além do aporte feito pela FINEP, a Aguia também investirá mais de R 700 mil para o desenvolvimento do projeto Cobre Verde.

Localizado no Cinturão do Cobre, em Caçapava do Sul/RS, o Projeto Andrade, como é denominado objetiva a produção de cobre metálico (catodo), que será utilizado para transformação na matriz energética para fontes limpas de energia. A expectativa é de que as atividades na mina, que tem uma reserva de mais de 18 milhões de toneladas de cobre, sejam iniciadas no último semestre de 2024.

Direto da Fonte