Agronegócio e mineração puxam vendas da Scania

18/02/2022
Os segmentos de mineração, cana-de açúcar, construção civil e madeireiro tiveram predominância nas vendas.

 

Em 2021, os segmentos de mineração, cana-de açúcar, construção civil e madeireiro tiveram predominância nas vendas de caminhões fora-de-estrada da Scania, que somaram 1.007 unidades no período. “O agro continuará o maior comprador de caminhões pesados, embora haja desafios com a seca no Sul/Sudeste e chuvas excessivas no Nordeste (Bahia), que podem afetar o desempenho total da safra neste ano. Outros segmentos aquecidos serão e-commerce, cargas refrigeradas, cana, mineração e madeira”, afirma Sílvio Munhoz, diretor de Vendas e Soluções da Scania no Brasil, acrescentando que, “por outro lado, continuamos com metas ousadas nos caminhões a gás. Já vendemos mais de 600 unidades. O interesse cresce a cada dia. Prova disso é que a Morada Logística adquiriu os cinco primeiros caminhões movidos 100% a GNL (gás natural liquefeito) do Brasil”.

Para 2022, segundo Fábio Souza, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil, a expectativa é de que “na parte de caminhões pesados o agronegócio continuará como principal impulsionador da demanda. O setor de ônibus, em especial os rodoviários, permanece em recuperação após a pandemia. Nos motores há tendência de alta para o segmento industrial e de manter o mesmo patamar de 2021 nos propulsores de geração de energia, com aumento da procura por soluções a gás”. Já em Serviços, o executivo acredita em um novo ano recorde nas vendas dos programas de manutenção Scania (PMS) e na alta de 30% nos veículos conectados (70 mil).

Souza disse que 2022 será “um dos períodos mais importantes da marca no país”, uma vez que a região se torna independente dentro da estrutura comercial global da marca, passando a responder diretamente para a Suécia e separadamente da América Latina – um presente para a companhia que completará, em julho, 65 anos de atuação em território nacional. Mas, diz ele, “a Scania sabe que terá grandes desafios em 2022. O principal deles será sedimentar o terreno para a chegada das linhas de caminhões e ônibus com tecnologia para atender aos requisitos da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), ou Euro 6, a partir de 1.º de janeiro de 2023”.

De acordo com a Anfavea, o mercado total de caminhões vendeu 128.700 unidades, alta de 43,5% sobre as 89.700 unidades de 2020. Nos pesados, foram 66.144 modelos ante os 44.293 de 2020, acréscimo de 49,3%. Já a Scania, na categoria dos pesados, emplacou 15.702 unidades, crescimento de 80,7% – quase o dobro das 8.690 de 2020. Houve aumento de quatro pontos percentuais na participação (de 19,6% para 23,6%).