Maior participação em caminhões pesados vocacionais

26/05/2023
Volvo dobrou sua participação na área vocacional de 16,4% de market share, em 2019, para 30,1% no acumulado de 2023.

 

A Volvo dobrou sua participação na área vocacional de 16,4% de market share, em 2019, para 30,1% no acumulado de 2023. A empresa atingiu o equivalente a um terço do mercado de caminhões para operações de mineração, construção, cana-de-açúcar e florestal. Apenas no segmento canavieiro, a Volvo detém 45% do total dos emplacamentos. “É praticamente a metade do mercado brasileiro nesta categoria. O transportador e os embarcadores do setor sucroalcooleiro consideram o portfólio vocacional da Volvo a melhor opção para trabalhos no campo e na indústria”, comenta Clovis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo no Brasil.

Para Lopes, os caminhões da Volvo se destacam no setor canavieiro devido ao alto desempenho, robustez, grande disponibilidade e baixo consumo de combustível. O market share da Volvo neste segmento é destaque também nos veículos de até 360cv, classificação onde está o modelo VMX MAX, recentemente lançado. A marca encerrou 2022 com uma fatia de 39,7% de mercado nessa classe, quando se olha o setor sucroalcooleiro.

Se consideramos todos os segmentos (cana-de-açúcar, construção, mineração e florestal), a Volvo também lidera no emplacamento de veículos vocacionais muito severos, com os modelos FMX e FH. No acumulado de 2023, a marca está com 35,6% de market share, crescimento de 12% comparado aos 23,6% registrados ao final de 2022. “Estamos investindo muito na área vocacional. Nossa engenharia permanentemente desenvolve novos produtos e soluções para melhorar o desempenho dos caminhões voltados para aplicações mais severas”, diz William Junqueira, gerente de caminhões vocacionais da Volvo.

A Volvo ainda possui uma linha maior de veículos VM vocacionais. O mais novo é o VMX MAX 6x4 rígido, com PBT (Peso Bruto Total) de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor. O modelo vem com o motor de 360cv e freio motor VEB de 300cv, um chassi duplo reforçado, suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas e suspensão traseira semielíptica de 26 toneladas, além do mesmo eixo com redução nos cubos do FMX.

A Volvo remodelou sua estrutura de serviços vocacionais com a criação do Volvo Extreme Service, um atendimento especializado para veículos que trabalham em operações mais intensivas. A iniciativa reúne uma série de ações para reforçar o suporte técnico de frotas que demandam mais atenção por conta de aplicações mais rigorosas. A empresa formou uma equipe de representantes no Brasil, provenientes das áreas de serviço e comercial, para atender aos clientes desses segmentos em todas as regiões do País, onde quer que os caminhões estejam rodando. “É um reforço e uma ampliação do atendimento, para garantir mais agilidade no suporte aos veículos e manter alta disponibilidade mecânica”, explica Junqueira.

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