TSX lança índice de metais para baterias

07/06/2022
Em 2021, as empresas focadas em minerais críticos e de bateria responderam por mais de 25% do capital total levantado pelo setor de mineração na TSX.

 

A Bolsa de Valores de Toronto, do Canadá, (TSX) lançou em 7 de junho, um índice de metais de bateria para apoiar o setor de minerais críticos e oferecer insights sobre a transição energética. O S&P/TSX Battery Metals Index rastreará empresas listadas no Canadá envolvidas na produção e exploração de metais usados na fabricação de baterias que alimentam carros elétricos ou são usadas em energia renovável, incluindo cobre, níquel, cobalto e lítio. “A demanda global por metais para baterias continua a ganhar força e o objetivo desta nova referência é fornecer aos investidores maior exposição e insights mais profundos sobre a história da tecnologia limpa e da transição energética”, disse Loui Anastasopoulos, executivo-chefe da Bolsa de Valores de Toronto, em a declaração.

As cinco principais empresas constituintes do novo benchmark são Turquoise Hill Resources (TSX: TRQ), Teck Resources (TSX: TECK.B), Sierra Metals (TSX: SMT), First Quantum Minerals (TSX: FM) e Lundin Mining (TSX: LUN). Além destas, a Ero Copper (TSX: ERO), Hudbay Minerals (TSX: HBM), China Gold International (TSX: CGG), Copper Mountain Mining (TSX: CMMC) e Taseko Mines (TSX: TKO) são rastreadas pela TSX. 

Em 2021, as empresas focadas em minerais críticos e de bateria responderam por mais de 25% do capital total levantado pelo setor de mineração na TSX e TSX-V, disse a bolsa. O governo canadense, em seu último orçamento nacional, reservou C$ 3,8 bilhões (cerca de US$ 3 bilhões) para minerais críticos, considerados elementos fundamentais para atingir a meta do país de atingir zero líquido até 2050. 

Como parte dessa estratégia, o Natural Resources Canada (NRCan) está concedendo quase C$ 11 milhões (US$ 8,6 milhões) para empresas que vencerem uma chamada de propostas para construir plantas-piloto locais de processamento dos minerais críticos.