Sigma recebe licença ambiental tripla para a mina Barreiro

23/12/2024
A licença é necessária para integração sequencial a fim de alimentar a Planta Industrial Greentech da Companhia nos próximos anos.

 

Sigma Lithium anuncia que recebeu uma Licença Ambiental Tripla (Licença Operacional (LO), Licença Previa (LP), Licença Instalação (LI)) para sua mina do Barreiro, que é a segunda mina dentro da propriedade Grota do Cirilo, 100% controlada pela Companhia no Vale do Lítio, Minas Gerais. A licença é necessária para integração sequencial a fim de alimentar a Planta Industrial Greentech da Companhia nos próximos anos.

Após um rigoroso processo de avaliação, a Tripla Licença Ambiental foi aprovada por unanimidade, de acordo com a companhia, incluindo os votos de todas as ONGs integrantes, em reunião realizada no dia 20 de dezembro pelos membros da Câmara Técnica Especializada em Atividades Minerárias de Minas Gerais.

Para a Sigma, este marco significativo garante as operações contínuas de mineração de longo prazo e o fornecimento de matéria-prima de minério de espodumênio para o Complexo Industrial Greentech da Empresa ao longo do prazo de 16 anos do financiamento do BNDES.

Embora as operações atuais não exijam mineração imediata na Mina do Barreiro, a Sigma Lithium tem enfatizado consistentemente uma abordagem proativa para licenciamento ambiental. A Companhia iniciou os estudos de avaliação ambiental em janeiro de 2021 e solicitou sua licença ambiental em julho de 2022. Além disso, a Companhia iniciou a implantação de investimentos sociais para beneficiar as comunidades em 2023. Em parceria com os Municípios de Araçuaí e Itinga, a Sigma Lithium financiou a construção de uma escola e de uma unidade de acolhimento de crianças e contratou duas ONG para fornecerem atividades educativas e culturais extracurriculares às crianças locais.

Essa visão estratégica garante que a Companhia esteja bem-posicionada para futuros planos de crescimento e expansão. A atribuição da Licença Tripla demonstra este compromisso e proporciona à empresa as aprovações regulamentares necessárias para futuras operações no Barreiro, quando necessário.

Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium, afirmou: "Estamos muito satisfeitos por termos recebido da Câmara de Mineração do Estado de Minas Gerais a tripla licença ambiental de construção, instalação e operação exigida para nossa mina do Barreiro. Esta licença nos fornece os requisitos regulatórios estrutura necessários para nossas futuras operações no Barreiro, garantindo um fornecimento consistente e confiável de matéria-prima de lítio nos próximos anos. Agradecemos profundamente a confiança depositada em nós pelo estado de Minas Gerais para continuar desenvolvendo uma das operações de lítio mais sustentáveis ​​do mundo. A aprovação unânime da Tripla Licença Ambiental é uma prova de nossos anos de atividades proativas de envolvimento comunitário com nossos futuros vizinhos, investindo investimentos sociais bem antes das atividades de mineração, ressaltando nosso compromisso inabalável com práticas de mineração sustentáveis ​​e responsáveis”.

 

Novo embarque

 

A Sigma também anunciou um novo embarque de 22.650 toneladas de lítio verde (quíntuplo zero) para a IRH Global Trading, de Abu Dhabi, “demonstrando um consistente esquema de produção e entrega em larga escala” da companhia, que tem avançado em sua meta de produção de 270 mil t/ano.