Secretário-executivo do MCTI e presidente da Finep

24/01/2023
Luis Manuel Rebelo Fernandes é graduado em Relações Internacionais pela Georgetown University

 

A ministra do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, nomeou o professor Luis Fernandes para o cargo de secretário-executivo do MCTI, e o ex-ministro Celso Pansera para a presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao ministério. As nomeações serão publicadas nos próximos dias no Diário Oficial da União. A Finep é um dos principais órgãos de fomento à inovação no Brasil e tem a função de Secretaria-Executiva do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) – principal fonte de financiamento público da ciência brasileira. Luis Fernandes ainda vai exercer, por delegação da ministra, a função de presidente do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Luis Manuel Rebelo Fernandes é graduado em Relações Internacionais pela Georgetown University, mestre e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Com ampla experiência no setor público, já atuou como secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia de 2004 a 2007; presidente da Finep de 2007 a 2011, e em 2015; diretor-científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ de 1999 a 2002; membro do Conselho Técnico-Cientifico – CTC da Capes de 2018 a 2022; secretário-executivo do Ministério do Esporte de 2012 a 2015; e coordenador do Grupo Executivo da Copa do Mundo 2014 e do Grupo Executivo dos Jogos Olímpicos de 2016.

Celso Pansera é formado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduado em Administração pela Universidade Cândido Mendes. Exerceu o cargo de ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação de 2015 a 2016. Foi ainda presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec). Como deputado federal, presidiu a Comissão Especial de Crise Hídrica do Brasil e integrou diversas comissões da Câmara dos Deputados como Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Educação; Cultura; e Fiscalização Financeira e Controle.

Direto da Fonte