Samarco obtém nota máxima em padrões GISTM

02/08/2023
Empresa obteve resultado de 98% de aderência aos 77 padrões estabelecidos pelo Padrão Global

 

A Samarco obteve resultado de 98% de aderência aos 77 padrões estabelecidos pelo Padrão Global da Indústria para Gestão de Rejeitos (GISTM), em auditoria realizada em julho deste ano. Criado em 2020, o GISTM é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) e do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM). Segundo a empresa,

os 2% pendentes já foram endereçados internamente, alcançando a totalidade de 100%. Assim, todas as estruturas da companhia classificadas pela norma estão em conformidade com o GISTM e com um processo de monitoramento e governança do padrão estabelecido e praticado de forma contínua.

Entre os requisitos do GISTM estão aspectos relacionado à gestão de disposição de rejeitos, em todo o ciclo de vida da estrutura, incluindo o projeto, operação, fechamento e pós-fechamento; desenvolvimento das comunidades, direitos humanos, segurança, engenharia, governança, revisões técnicas, preparação para emergência e transparência. O objetivo principal do GISTM é garantir dano zero às pessoas ou ao meio ambiente em torno da barragem durante todo seu ciclo de vida, do projeto até seu fechamento.

“Foi com satisfação que recebemos este resultado, face ao compromisso de todas as áreas de interface com os requisitos do GISTM em aprimorar os procedimentos de segurança e gestão de riscos para manter a estabilidade de nossas estruturas, mitigando riscos para as pessoas e para o meio ambiente, além de dar transparência ao nosso processo produtivo e monitoramento de nossas estruturas”, disse a gerente-geral de Riscos e Conformidade, Daniella Vieira Rihan.

A auditoria aconteceu em três etapas para verificar a evolução das iniciativas para adequação às boas práticas de gerenciamento de rejeitos e aderência alcançada a partir da implementação dos planos de ação. As informações estão disponíveis no site da Samarco na página “Estruturas Geotécnicas” (https://www.samarco.com/estruturas-disposicao-rejeitos/ ). O conteúdo engloba dados sobre a gestão e o monitoramento das estruturas com informações a respeito de estabilidade, conformidade das auditorias, status do monitoramento de segurança das estruturas e informações sobre os planos de ações emergenciais.

Direto da Fonte