Samarco adota óculos de RV em treinamento

14/07/2022
Os equipamentos transmitem uma realidade virtual de cenários de riscos, motivando a tomada de decisões mais ágeis e assertivas.

 

A Samarco adotou, desde junho, o uso de óculos de realidade virtual para capacitação de empregados da área operacional, nos treinamentos de isolamento e bloqueios de energia nas unidades de Germano (MG) e Ubu (ES). Os equipamentos transmitem uma realidade virtual de cenários de riscos, motivando a tomada de decisões mais ágeis e assertivas. “O uso dos óculos possibilita que os empregados recebam informações de como proceder antes de interagir com equipamentos e também como fazer o bloqueio de energia de forma eficaz, para que não haja uma movimentação inesperada do mesmo. Em um ambiente gerado por meio de programação, cenas e objetos parecem reais e permitem que as pessoas se sintam imersas e façam interações”, disse Fabricio Cola, engenheiro de Segurança do Trabalho da Samarco.

A nova tecnologia permite avanços na preparação dos empregados, já que os óculos permitem que os participantes vejam as instalações das unidades da Samarco em formato 3D, refletindo a realidade de cada área e apresentando diferentes circunstâncias. A expectativa é de ampliar o curso para outros 17 temas relacionados a casos de riscos críticos. Já foram realizados 20 treinamentos. 

A Samarco lançou o Movimento pela Inovação, em março de 2002 com o objetivo de mobilizar a empresa para avançar em seu propósito de fazer uma mineração diferente, mais sustentável e segura. Uma série de ações são desenvolvidas para motivar a adoção de práticas institucionais que contribuam para novas soluções. O Movimento é um importante marco para a evolução cultural, pois a inovação é um dos pilares a serem desenvolvidos. Além disso, a Samarco tem o ‘Segurança e Inovação’ como estratégia de sustentabilidade, que tem como compromisso a gestão ampla e eficiente de riscos e a promoção de um ambiente seguro e saudável. 

Direto da Fonte