Retirada de material radioativo em Caldas

03/06/2022
Operação resultou na sobreembalagem de 3.500 tambores metálicos com tambores novos dispostos sobre novos paletes.

 

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) concluiu a primeira etapa da remediação de embalados contendo Torta II - resíduo radioativo, proveniente do tratamento químico da monazita - na Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC). O trabalho começou em janeiro e priorizou as pilhas instáveis. A meta de remediação de 1.500 embalados foi superada em menos de dois meses de operação e resultou na sobreembalagem de 3.500 tambores metálicos com tambores novos dispostos sobre novos paletes, além da substituição dos paletes de 400 bombonas plásticas, o que totalizou 3.900 embalados remediados. A operação foi aprovada e fiscalizada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). 

A operação de remediação de embalados contendo Torta II na UDC foi a maior realizada até o momento. “Considerando a quantidade maior de dias e de embalados em relação às operações anteriores, assim como os novos desafios operacionais enfrentados, desenvolvemos indicadores importantes ao planejamento da próxima etapa, a exemplo do rendimento da operação e do nível de exposição dos profissionais à radiação, permitindo dimensionar com maior exatidão as próximas equipes que remediarão os 16.100 tambores metálicos remanescentes e aprimorar o modo operacional”, explicou o gerente em Descomissionamento de Caldas, João Viçozo da Silva Junior.

A INB já está tomando providências para a próxima etapa, prevista para acontecer no segundo semestre deste ano e com duração máxima de 14 meses.

Direto da Fonte