Renovação do Conselho privilegia diversidade e equidade

20/08/2024
Da mesma forma que na última renovação, procurou-se manter equidade de gênero e diversidade em termos de áreas de atuação.

 

Dando continuidade ao processo de ampliação e renovação do seu Conselho Consultivo, Brasil Mineral realizou uma nova consulta aos membros atuais do Conselho para indicação e escolha de novos nomes. Da mesma forma que na última renovação, procurou-se manter equidade de gênero e diversidade em termos de áreas de atuação. Como resultado, foram escolhidos os seguintes profissionais: 

ANA CRISTINA FRANCO MAGALHÃES – Economista formada pela Universidade Federal da Bahia, em 1982, com pós-graduação em Desenvolvimento Gerencial Integrado (UNEB -1998), Gestão Organizacional Pública (UNEB 1999) e Mercado de Carbono (UNIFACS – 2011). Ana Cristina é Analista Técnica da área de Economia Mineral do Governo do Estado da Bahia desde 1984 e acompanha o segmento de rochas ornamentais da Bahia desde 1990 com diversas publicações relacionadas ao tema em revistas nacionais e internacionais, sendo consultora da Revista Rochas de Qualidade desde 1998.

 

ARÃO PORTUGAL - Graduado em Administração de Empresa pela FAESA – Faculdade Espírito-santense de Administração de Empresas. Pós-graduado em Comércio Exterior pela UFES, Universidade Federal do Espírito Santo, MBA em Supply Chain pela USP/ FIA – São Paulo e também graduado pela ADESG, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra em Logística, Política e Estratégia. Trabalhou como Gerente Geral de Supply Chain no Norte e Nordeste do Brasil na Vale; em 2005 assumiu cargo de Vice-presidente e Country Manager do Brasil da Yamana Gold com experiência profissional na Argentina, Chile, Honduras e Nicarágua; em 2015 passou a trabalhar na Amarillo Mineração do Brasil onde assumiu o cargo de Country Manager. Atualmente é Assessor de Relações Institucionais da Aclara Resources Mineração. Pela excelência em sua trajetória profissional, Arão foi eleito Personalidade do Ano do Setor Mineral pelos leitores da Revista Brasil Mineral.

 

CAMILO DE LELIS FARACE - Formado em administração de empresas, com pós-graduação em Recursos Humanos, MBA em Finanças e especialização em Gestão e Desenvolvimento pela Universidade de Cape Town na Afica do Sul, bem como outras formações em gestão e liderança pela Fundação Dom Cabral, INSEAD na França e Business na Kellogg Executive Education EUA. Camilo tem 38 anos de experiência em grandes empresas, tendo ocupado até recentemente a VP das Operações AngloGold Brasil, onde construiu uma longa carreira no Setor da Mineração. Foi Membro titular dos Conselhos do IBRAM e Estratégico da FIEMG por longos anos e atualmente é o Presidente da Fundação Renova, que é responsável por todos os programas de Reparação e Compensação decorrentes do acidente da Barragem de Fundão ocorrido em Mariana.

 

GILBERTO CALAES - Técnico em mineração e Economista, com pós-graduação em Economia Mineral, com especialização em Economia da Pesquisa e doutorado em Geologia Regional e Econômica pela UFRJ. Como técnico em mineração, trabalhou na Geosol e no DNPM (Departamento Nacional da Produção Mineral). Como economista mineral, Gilberto atuou na METAMIG, RDEP/ CVRD, FINEP, MULTIPLIC e SGB/ CPRM. É sócio-fundador e diretor da ConDet Ltda. – Economia Mineral e Desenvolvimento Sustentável e presta serviços de consultoria a empresas e entidades, nas áreas de Política e Economia Mineral. É também professor colaborador de Política e Economia Mineral da UFRJ e autor do livro Planejamento Estratégico, Competitividade e Sustentabilidade na Indústria Mineral: Dois Casos de Não-Metálicos no Rio de Janeiro (2006, 242p.).

 

LÍLIA MASCARENHAS SANT'AGOSTINHO - Geóloga formada pela Universidade de São Paulo, Doutora em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Suas atividades profissionais estão centradas em áreas técnicas, com especialização em estudos de minério e vasta experiência acumulada em áreas de conhecimento afeitas à prospecção e pesquisa mineral, avaliação de depósitos e jazidas minerais, mineração e beneficiamento mineral. Lília já exerceu atuação em empresas de mineração, de pesquisa mineral e de consultoria. Na USP possui experiência acadêmica como docente e pesquisadora em recursos minerais; supervisão de laboratório mineral; orientação de trabalhos de pesquisa em recursos minerais; participação em conselhos colegiados e consultora AD-HOC para associações científicas. Lília acumula vivência na esfera federal no Ministério de Minas e Energia, na Secretaria de Geologia, Mineração e Tecnologia Mineral, atuando na gestão administrativa e na formulação de políticas e programas de Governo para o setor mineral.

 

MARINA FERRARA - Advogada, professora e empreendedora, sócia fundadora do Ferrara Barbosa Advogados e Consultores e da Insight Educação Executiva. Palestrante e professora em cursos de MBA, pós-graduação e de capacitação profissional, Marina é também autora e coordenadora de obras especializadas em Direito Minerário e Políticas (Nacional e Estaduais) de Segurança de Barragens. Foi destaque em inúmeras edições do Chambers and Partners (edições Global e América Latina), em “Energia e Recursos Minerais”, sendo ela reconhecida nacional e internacionalmente por sua atuação profissional personalíssima e especializada. A nova Conselheira da Brasil Mineral é ainda Mestre em Direito Empresarial, Executive MBA em Gestão Econômica de Recursos Minerais, pós-graduada em Direito Tributário, graduada em Direito e técnica em gestão de empresas.

 

Direto da Fonte