Produção do Minas-Rio fica estável, mas a de níquel cai 7%

29/04/2026
O Sistema Minas-Rio da Anglo American produziu 6,4 milhões de toneladas de minério de ferro premium no primeiro trimestre de 2026, uma queda de 1% quando comparada ao mesmo período do último ano (6,5 milhões de toneladas).

 

O Sistema Minas-Rio da Anglo American produziu 6,4 milhões de toneladas de minério de ferro premium no primeiro trimestre de 2026, uma queda de 1% quando comparada ao mesmo período do último ano (6,5 milhões de toneladas). A produção estável foi sustentada pela melhor utilização da planta, impulsionada por maior consistência na alimentação de minério durante a estação chuvosa, mesmo com o efeito de um menor teor de ferro no período.

Já a produção de níquel, em Goiás, somou 9,1 mil toneladas no primeiro trimestre de 2026, ante 9,8 mil toneladas no mesmo trimestre de 2025, uma redução de 7%. O resultado reflete paradas programadas para manutenção em Barro Alto e Codemin. “Começamos 2026 com desempenho consistente no Brasil, e isso é resultado direto do trabalho das nossas pessoas e do compromisso diário com uma operação segura e eficiente. No Minas-Rio, seguimos entregando um produto de alta qualidade e, em níquel, esperamos aumentar a produção de forma gradual a partir do segundo trimestre. Tudo isso reflete o bom planejamento e a forte disciplina de execução das nossas equipes”, afirma Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil. O Minas-Rio mantém projeção de produção anual entre 24 e 26 milhões de toneladas. Conforme previamente anunciado, a Anglo American segue avançando no processo regulatório para a venda do negócio de níquel em 2026.