Produção cai 7% no segundo trimestre

13/07/2022
A Aura aguarda um aumento na produção nos próximos trimestres, particularmente em San Andrés e EPP, à medida que se acessam as zonas de maior teor.

 

A Aura Minerals produziu 55.645 onças de ouro equivalente (GEO) no segundo trimestre de 2022, ou 7% a menos que no segundo trimestre do último ano (59.834 GEO), principalmente devido a taxas de recuperações metalúrgicas temporariamente menores em San Andrés e ao aumento do processamento de estoque de minério de médio teor na Mina EPP, consistente com a estratégia da companhia para otimizar seu fluxo de caixa. 

A Mina Aranzazu continuou a alcançar alto nível produtivo, com uma capacidade máxima de processamento ligeiramente acima de 100 mil toneladas por mês. A Aura aguarda um aumento na produção nos próximos trimestres, particularmente em San Andrés e EPP, à medida que se acessam as zonas de maior teor. A perfuração infill e de expansão continuou em todos os projetos da Aura, inclusive em Matupá, onde a companhia interceptou 80 metros a 3,89 g/t Au e 59 metros a 3,14 g/t Au nos primeiros alvos. 

As atividades de geologia continuam a reforçar o pipeline de exploração, com boas intersecções em EPP, mais especificamente nas conexões das lavras na zona de xisto entre Nosde e Lavrinhas, assim como a confirmação da extensão de mineralização em Aranzazu e Matupá.

A construção do projeto Almas está dentro do cronograma e espera-se que o projeto seja entregue dentro do orçamento. A Aura Minerals espera que o projeto Almas inicie a produção até abril de 2023. No final do segundo trimestre de 2022, cerca de 47% do projeto havia sido concluído e 90% do orçamento de serviços e equipamentos havia sido negociado, mitigando riscos de possíveis aumentos de custos, apesar do cenário global de alta inflação. “Estamos no caminho para atingir as projeções de produção do ano. Apesar de desafios em San Andrés, as outras duas operações entregaram resultados acima das expectativas da Companhia. Devido ao planejamento de sequenciamento de mina, sabíamos que este trimestre seria mais fraco, e esperamos uma melhor produção no terceiro e quarto trimestres”, disse Rodrigo Barbosa, presidente e CEO da Aura. 

Quanto à geologia, os resultados de exploração durante o trimestre mostraram que a companhia tem importantes upsides em todas as minas. Barbosa espera que o corpo mineral de Aranzazu Glory Hole continue em profundidade; exploração near mine de EPP revelou uma possível extensão e conexão entre Nosde e Lavrinha com interceptações significativas de 100 metros. Em Matupa, novas perfurações no alvo Serrinhas mostrou mais de 200 metros de mineralização em MP2, onde anunciamos a interceptação de 80 metros a 3,89 g/t Au e 59 metros a 3,14 g/t Au. Finalmente, Almas está dentro do cronograma e do orçamento, com 47% do trabalho concluído”. 

A produção dos últimos 12 meses manteve-se relativamente estável no segundo trimestre de 2022, acima das 250 mil GEO, quando se exclui a produção da mina de Gold Road, cujas operações foram suspensas durante o quarto trimestre de 2021. 

A produção total das Minas EPP ficou 2% acima do trimestre anterior, com 12.492 GEO e ligeiramente acima das expectativas da companhia. A Aura espera maiores volumes de produção no 3º trimestre e principalmente no 4º trimestre de 2022, como resultado da chegada na Elephant Zone na cava de Ernesto, com maiores teores de ouro. A companhia também trabalhou na redução do estoque de minério acumulado em 2021, reduzindo o saldo de capital de giro. Com isto, o total de minério e estéril extraídos da mina foram, respectivamente, 62% e 57% abaixo do trimestre anterior, e ambos 67% abaixo do mesmo trimestre de 2021, o que deverá reduzir os custos totais para o trimestre.

A Mina San Andrés produziu 16.800 GEO no trimestre e teve o período focado no desenvolvimento de áreas de alto teor que deverão ser levados à planta nos próximos meses. Como resultado, a planta foi alimentada com teores mais baixos do que no trimestre anterior. Ainda houve impacto negativo da redução da recuperação devido às características do minério alimentado, proveniente de uma zona de transição de óxido para sulfeto. Já a Mina Aranzazu produziu em sua capacidade máxima de 100 mil toneladas ao mês, sendo que no segundo trimestre de 2022, a unidade conseguiu entregar uma produção ligeiramente acima das 100 mil toneladas mensais. O preço médio do cobre realizado foi de US$ 4,24/lb, 7% abaixo do trimestre anterior e 3% abaixo do mesmo trimestre de 2021, afetou negativamente o cálculo das onças equivalentes de ouro para Aranzazu. A produção total em preços constantes foi 22% maior do que no mesmo trimestre de 2021, mas 9% abaixo do trimestre anterior, consequência direta do plano da mina com teores de alimentação de cobre e ouro, ambos cerca de 10% abaixo do trimestre anterior, porém em linha com a expectativa da Aura.

Direto da Fonte