O que fazer para evitar os conflitos?

12/06/2023
8ª edição do Mineração &/X Comunidades acontecerá nos dias 14 e 15 de junho, em Belo Horizonte com transmissão ao vivo

 

A 8ª edição do Mineração &/X Comunidades será realizada nos dias 14 e 15 de junho, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte e tem como principais metas promover o diálogo construtivo e colaborativo entre a indústria de mineração e as comunidades que são direta e indiretamente impactadas por seus projetos. O evento, gratuito, é uma parceria entre a Brasil Mineral, a consultoria Integratio e o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (SINDIEXTRA).

Os participantes poderão acompanhar nos dois dias de evento palestras e debates com especialistas do setor mineral.

A programação se inicia no dia 14/6, a partir das 14 horas, com um painel moderado pela advogada Gabriela Blanchet, que tem como tema principal “O que fazer para tirar o X da questão” e que reunirá representantes da Câmara dos Deputados, do Governo Federal, do IBRAM, do Sindiextra, da ABPM, da Adimb, da CBRR, do Ministério Público Federal, e da Avabrum. Logo em seguida, às 17:30hs, haverá o Forum de Líderes, para o qual estão confirmados Luiz Enrique Medeiros (Vale), Paulo Castellari (Appian Capital Brazil), Eduardo Ledsham (Bamin), Gilberto Azevedo (Kinross), Edson Del Moro (Hochschild) e Antônio Neto (Ero Brasil).

No dia 15/6, na parte da manhã, as atividades se iniciam com a palestra “Mineração e Transição Energética, Territórios e Comunidades: uma equação global e brasileira”, por Bruno Gomes, da Humana; Em seguida, Leandro Faria, da CBA, falará sobre “Apoio à Gestão Pública e Dinamismo Econômico das Comunidades”; Marília Carvalho de Melo, da Semad-MG, abordará o tema “Licenciamento Ambiental e suas restrições sob novas perspectivas regulatórias em relação às comunidades”; Ana Lúcia Santiago, da Voconiq, fará palestra sobre “Desempenho Social na Mineração: a evolução das métricas para atender aos KPIs sociais do ESG no relacionamento com comunidades”; O professor Luis Enrique Sanchez, da USP, tecerá considerações sobre o tema “Impactos cumulativos e sinérgicos entre diferentes empreendimentos e a disputa com comunidades e pelos territórios”; Fechando a manhã, haverá o painel “Coexistência entre Mineração Industrial e a Mineração de Pequeno Porte”, moderado pelo professor Giorgio De Tomi e com participação de Eduardo Leão, da Brazauro.

As atividades da tarde do dia 15/6 se iniciam com a palestra de Adriano Espeschit, da Potássio do Brasil, sobre o tema “Aplicação da consulta prévia, livre e informada (OIT 169) na prática Acertos e Erros”; A seguir, José Neto (Integratio) e Keity Silva (Integratio e PUC/MG), abordam a temática “Mineração & Comunidades Tradicionais e a aplicação da consulta prévia, livre e informada (OIT 169); Na sequência, haverá a palestra “Programas de incentivo à produção de ouro responsável e seus impactos na comunidade”, por Pedro Eugenio Gomes Procópio da Silva (grupo Fênix); João Augusto Dias Silva, da AMG, falará sobre o tema “AMG Brasil e comunidades do Campo das Vertentes”; Em seguida, Débora Ferreira (Vale), apresentará a “Agenda Integrada Itaqui-Bacanga: integração interna e participação social na construção de relacionamento de longo prazo em São Luís (MA)”; E encerrando as atividades do dia e do evento, acontecerá a mesa-redonda “Como fazer dos princípios ESG uma prática comum a todos”, reunindo: Maria José Salum (Brasil Mineral); Rosane Santos (Bamin), Ana Cunha (Kinross), Angela Vasconcelos (Equinox Gold), Alice Borges de Almeida (Ero Brasil) e Heloísa Bortolo (Vale). A programação completa pode ser conferida em https://mineracaoecomunidades.com.br/.

O 8º Mineração&XComunidades será transmitido ao vivo pelo canal da Brasil Mineral no Youtube. Para assistir, inscreva-se no canal  https://www.youtube.com/brasilmineral. As inscrições presenciais estão encerradas.

O evento conta com o patrocínio das empresas Appian Capital Brazil, Bamin, CBA, Geosol, Kinross, Ero Brasil, Voconiq e Vale (categoria Ouro); Anglo American, Equinox Gold, Hochschild, Largo, Metso, Bemisa, AMG Brasil (categoria Prata); Aura Minerals, Potássio do Brasil e Nexa (categoria Bronze).

Direto da Fonte