Inovação e mineração: como elas se relacionam?

10/11/2021
Artigo por Caio Van Deursen

 

Por Caio Van Deursen * 

Construir o futuro da mineração sem inovar é impossível. Só com inovação é possível otimizar processos, impulsionar negócios, gerar valor e aumentar a nossa relevância em temas conectados nos aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG). 

A mineração é uma indústria de base fundamental para todos os setores da economia. E sendo assim, deve estar na constante busca de soluções capazes de trazer melhorias relacionadas à produção, aos processos internos e à relação com a comunidade. Isso é da natureza do negócio. Os depósitos minerais mais fáceis já foram explorados. Agora temos que ser mais criativos para lidar com os de logística mais desafiadora, menores teores, entre outros fatores. 

Inovar na mineração também é buscar uma forma simples de gerar legado positivo com base em promover o bem-estar social, atuar de forma inteligente, consistente e com a consciência do impacto que se causa, seja em aspectos sociais, ambientais ou econômicos. 

Diante desse contexto, a Nexa mantém e promove um ecossistema de inovação aberto, por meio da Plataforma Mining Lab, que busca iniciativas e soluções capazes de solucionar os desafios da companhia e do setor mineral. Desde 2016, a plataforma já realizou 16 edições de seus programas de inovação, recebeu mais de 1.400 inscrições e 66 propostas foram selecionadas para aplicação junto à Nexa. 

A cada ano, a plataforma busca inovar. E por isso tem parcerias internacionais visando o intercâmbio de tecnologias, soluções, produtos e serviços cada vez mais ágeis e capazes de gerar impactos positivos em diversos desafios da indústria de mineração e metalurgia ou em suas áreas de apoio. 

A Nexa tem uma atenção especial em desenvolver inovações em Hard Science. Estas soluções são capazes de transformar o negócio. Estes desenvolvimentos, que demandam mais recursos, são os que trarão resultados mais marcantes no longo prazo. Já ações de Soft Science, que são capazes de otimizar processos e alocação de recursos, são iniciativas que trazem frutos mais rapidamente e exigem investimentos menores. 

Ao construir esse ecossistema de inovação e aceleração de tecnologias, equipamentos e serviços, a Nexa reforça e promove a cultura de transformação na mineração e em suas áreas de apoio com o foco em otimizar resultados, sejam estes financeiros, sociais ou ambientais. 

Além de dar o ponta pé inicial na inovação na mineração no Brasil, a Nexa é uma das empresas fundadoras do Mining Hub, iniciativa de inovação aberta voltada para todos os integrantes do setor mineral, que tem o objetivo de conectar, colaborar e desenvolver alternativas de forma integrada na mineração. 

No Peru, a Nexa também é uma das empresas fundadoras do Hub de inovação do Peru, que visa transformar o setor no país e trazer aplicações capazes de expandir e melhorar a atuação das mineradoras. 

Entre elas, internet das coisas (IoT), inteligência artificial, computação em nuvem e robótica são algumas das soluções tecnológicas que a inovação trouxe para mineração e que estão mudando formas de produção, aumentando produtividade, eficiência e modelos de negócio das companhias, além de integrar todas as cadeias de valor. 

Entre as soluções que estão sendo desenvolvidas no momento, duas delas estão focadas na transformação de resíduos. A primeira é gerar um coproduto cimentício a partir dos rejeitos de metalurgia. A segunda é a produção do granito sintético, tendo como base resíduos da cadeia de produção de zinco em um produto vitrocerâmico e que contribui diretamente com a redução de resíduos. 

Outra iniciativa é o projeto Rockmass, que está em desenvolvimento desde 2018. É uma outra solução que visa automatizar medições realizadas nas atividades de mineração subterrânea, que vai contribuir com o aumento da segurança e redução de custos nas operações. 

É para dar continuidade no desenvolvimento nessas e outras soluções que a Nexa testa cada vez mais mínimos produtos viáveis. Estes, uma vez que apresentem resultados positivos, poderão ser melhorados. Mas já estão criando valor para o nosso negócio. 

Nesse cenário, é possível afirmar que a inovação desenvolve as pessoas, aprimora experiencias, otimiza soluções e colabora diretamente com os principais indicadores socioambientais e de negócios da Nexa. Vamos inovar juntos? 


Caio Van Deursen é Gerente de inovação da Nexa Resources