Gerdau seleciona seis na América do Norte

27/09/2021
Iniciado em julho, o concurso teve cerca de 100 startups focadas em sustentabilidade.

 

A Gerdau selecionou seis startups na segunda rodada do Programa de Aceleração, realizado, desta vez, com candidatas nos Estados Unidos, Canadá e México. Iniciado em julho, o concurso teve cerca de 100 startups focadas em sustentabilidade - redução da pegada de carbono, consumo de energia, otimização de recursos e redução/gerenciamento de resíduos. As seis startups selecionadas terão a oportunidade de aumentar seu faturamento, explorar mercados internacionais e obter outros investimentos.

O programa de aceleração da Gerdau teve sua primeira rodada no Brasil em 2020 com foco em construtechs. Foram 236 startups inscritas e cinco selecionadas. Desta vez, a companhia fez a segunda rodada de seleção internacionalmente, com o objetivo de explorar outros mercados, já que a Gerdau tem importante atuação na América do Norte, com participação de 38,7% da região em sua receita líquida (2020). 

A ideia é que todo o ecossistema trabalhe em conjunto e se beneficie da aceleração. Assim, poderão criar joint ventures e expandir para novos mercados. "Um número crescente de empresas em todo o mundo vem buscando novas tecnologias para atuar de maneira mais sustentável e trazer benefícios ao negócio, à sociedade e ao planeta. Nesse sentido, acreditamos fortemente na inovação aberta e no trabalho em parceria para um futuro mais sustentável. Por isso, a Gerdau procura atuar em parceria com startups focadas em sustentabilidade, apoiando o crescimento e abrindo possibilidades de novos negócios. Estamos confiantes de que é o caminho certo e com ótimas perspectivas para os próximos passos", afirma Fernanda Bordin, gerente sênior de inovação da Gerdau.

As seis startups selecionadas na segunda rodada do programa são a Asynos, desenvolvedora de solução que utiliza sensores IoT de baixo custo e uma plataforma de análise de dados para visibilidade ponta a ponta em supply chain, gerenciamento de depósitos, edifícios inteligentes e redução de resíduos e da pegada de carbono; CarbiCrete, que desenvolveu tecnologia que permite a produção de concreto sem cimento e com emissão negativa de carbono. Para cada tonelada de concreto produzida, 150kg de CO2 são removidos do planeta. A terceira foi a cove.tool, uma plataforma automatizada de projetos de construção que simula milhares de situações (luz e sombra, energia, carbono) para encontrar soluções de baixo custo que atendam às necessidades da obra;  a Ivaldi Group desenvolveu software e serviços que ajudam clientes a tornar seu supply chain mais sustentável e com melhor custo-benefício por meio de peças produzidas localmente e sob demanda. 

As duas últimas selecionadas foram a Mobile Fluid Recovery, que desenvolveu tecnologia para transformar resíduos industriais em recursos valiosos e reutilizáveis, permitindo a eliminação de aterros sanitários e a introdução de subprodutos na economia circular;  e a ReMatter  - criadora de softwares para empresas recicladoras de metal gerenciarem melhor sua logística, como monitoramento de carga, aquisição de materiais, inventário e vendas. 

O programa se inicia em 27 de novembro com diagnóstico comercial, seguido por treinamentos de vendas semanais e apresentações aos clientes da Gerdau. Na segunda fase, as startups irão se unir aos times da Gerdau em todo o mundo para explorar alternativas e construir um plano de negócios visando oportunidades de internacionalização. A rodada é realizada pela Gerdau Ventures, aceleradora de startups que atua sob a Gerdau Next, divisão de novos negócios que tem como missão diversificar o portfólio da multinacional brasileira com negócios adjacentes ao aço. Para informações sobre essa e as próximas rodadas, o site do programa é: https://www2.gerdau.com/acceleration.