Ero Copper amplia reservas em Xavantina, Mato Grosso
A Ero Copper atualizou as estimativas de reservas e recursos minerais em conformidade com o Instrumento Nacional 43-101 para suas Operações em Xavantina, localizadas no estado do Mato Grosso. As estimativas atualizadas de reservas e recursos minerais incorporam atividades de perfuração e esgotamento de mineração nas propriedades até 30 de junho de 2024. A expectativa é de um aumento de 19% nas reservas minerais provadas e prováveis em comparação com a estimativa de 2023, incluindo um aumento de 24% na Veia Santo Antônio, enquanto a taxa de crescimento anual composta (CAGR) de reserva mineral provada e provável de aproximadamente 62% de 2018 a 2024.
Já os recursos minerais medidos e indicados, incluindo reservas minerais, devem crescer 26% em comparação com a estimativa de 2023, incluindo um aumento de 31% na Veia Santo Antônio. A capacidade excedente do moinho de aproximadamente 25% continua a oferecer maior potencial de expansão no curto e médio prazo. "Nosso programa de exploração em andamento nas Operações Xavantina continua a entregar resultados excepcionais", afirmou David Strang, CEO da Ero Copper. "Quando adquirimos este ativo em 2016, ele não tinha reservas minerais, nem vida útil da mina, e uma produção anual de apenas 25.000 onças. Desde então, nós o transformamos em uma operação robusta com quase 600.000 onças de recursos medidos e indicados, incluindo 459.000 onças de reservas comprovadas e prováveis. A conclusão bem-sucedida da nossa Iniciativa NX 60 em 2023, destacada pela primeira produção do Veio Matinha, foi um marco importante, posicionando Xavantina para sustentar uma produção anual de aproximadamente 55.000 a 60.000 onças nos próximos anos. Estamos igualmente entusiasmados com o potencial inexplorado de Xavantina, tanto perto da mina quanto regionalmente. Nossa estratégia dupla continua focada em estender a vida útil da mina e descobrir novas estruturas de veios para expandir a alimentação da mina e do moinho, permitindo-nos utilizar totalmente a capacidade instalada do moinho de até 300.000 toneladas por ano”.
As estimativas de reservas minerais foram preparadas de acordo com os Padrões de Definição para Recursos Minerais e Reservas Minerais do Instituto Canadense de Mineração, Metalurgia e Petróleo (CIM), adotados pelo Conselho do CIM em 10 de maio de 2014, e as Diretrizes de Melhores Práticas para Estimativa de Recursos Minerais e Reservas Minerais do CIM, adotadas pelo Conselho do CIM em 29 de novembro de 2019, usando métodos geoestatísticos e/ou clássicos, além de parâmetros econômicos e de mineração apropriados para o depósito.