Equipamentos remotos para monitorar estruturas

04/03/2022
Empresa obtém maior eficiência no acompanhamento das estruturas e das obras de descaracterização da barragem e cava do Germano.

 

Desde 2021, por meio do Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), a Samarco vem utilizando equipamentos como o Veículo Aéreo (Vant) e de Embarcação, ambos remotos, e que garantem maior precisão no monitoramento de todas as estruturas geotécnicas da mineradora. 

As ferramentas proporcionam aprimoramento geotécnico e maior produtividade na aquisição de dados geométricos, como mapeamentos, inspeções e topografia. Dessa forma, a Samarco obtém maior eficiência no acompanhamento das estruturas e da evolução das obras em andamento, descaracterização da barragem e cava do Germano. Além disso, há a qualidade e agilidade na obtenção das informações coletadas. 

Os dois equipamentos operados de forma remota garantem mais segurança aos técnicos e operadores na execução do monitoramento, evitando realizar atividades de topografia no modo convencional. “Do ponto de vista técnico, ganhamos em produtividade.  Uma equipe de topografia convencional produz, em média, oito hectares de levantamento/dia. Utilizando o Vant com o kit de baterias que temos hoje, podemos mapear uma área de 600 hectares. Quanto à embarcação, ganhamos em precisão na navegação e maior repetibilidade nos dados coletados, o que permite maior precisão nos dados”, explica o analista de processos da gerência de Geotecnia e responsável técnico da atividade, Rodrigo Estevam. 

A previsão é que, ainda em 2022, o CMI adquira um drone com câmera termal. O dispositivo será utilizado em um projeto piloto de diagnóstico de surgências associadas à infiltração de água nas estruturas geotécnicas. O CMI atua 24 horas por dia, sete dias na semana. A unidade tem cerca de 1.500 equipamentos de última geração, que transmitem os dados em tempo real para uma equipe especializada, formada por técnicos e engenheiros especialistas que fazem inspeções visuais e interpretação sistemática dos resultados dos instrumentos automáticos e manuais. A Samarco realiza ainda inspeções periódicas em campo. O monitoramento geotécnico da Samarco é realizado de acordo com as principais práticas de segurança da engenharia e de forma integrada.