Empreendedorismo Mineral será debatido dia 28 de agosto
O webinar ‘O Empreendedorismo Mineral – Ampliando funcionalidades e criando negócios de todos os portes no Setor da Mineração’ acontece no próximo dia 28 de agosto, a partir das 19h, via live no YouTube. O evento irá explorar novos horizontes no mundo do empreendedorismo mineral com uma perspectiva inovadora e responsável, com a participação de Marcela Tainã, Membro do Australian Institute of Geoscientists AIG e Bacharel em Geologia (USP), Marcela é especialista em Amostragem, QA/QC e Avaliação de Recursos e de Renato Ciminelli, Conselheiro do CEET – Council of Engineers (50) for the Energy Transition, orgão de assessoramento do Secretário Geral da ONU; Membro titular desde 2018 do SDSN, Sustainable Development Solutions Network, organização criada pelas Nações Unidas para os 17 ODS. Formado em Eng Quimica, Geociências, Sustentabilidade. Profissional Qualificado (QP) em ODS, Governança, Desenvolvimento Sustentável, Reconversão Produtiva e Diversificação Econômica de Territórios, Marketing Industrial, Cooperação Internacional. Engenheiro químico pela UFMG, Ciminelli tem mestrado em ciências cerâmicas e de materiais pela universidade americana Penn State University, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, pela FEA USP, programa completo de doutorado (sem tese), em economia mineral e gestão de recursos naturais, pela UNICAMP, intercâmbios e projetos cooperativos com centros científicos e tecnológicos internacionais.
Segundo ele, o empreendedorismo mineral é uma tema vasto e dinâmico que abrange diversas oportunidades de negócios, desde a extração e processamento de rochas até o desenvolvimento de microempresas que possam prosperar em torno dos recursos minerais. A atividade não é focada apenas em projetos de grande porte, mas também nas oportunidades de explorar iniciativas menores e igualmente impactantes, que contribuam para o fortalecimento das atividades locais e promovam o desenvolvimento social. Um exemplo de empreendedorismo mineral em pequena escala é a criação de micro negócios que utilizam materiais minerais para produzir bens artesanais ou industriais. Além disso, a criação de Geoparques é uma tendência crescente que alia conservação ambiental e empreendedorismo. Geoparques são áreas que possuem um patrimônio geológico significativo e que são utilizadas para promover o turismo sustentável, a educação e o desenvolvimento econômico. “Ao transformar regiões com potencial geológico em destinos turísticos, é possível fomentar a economia local através do turismo, da venda de produtos artesanais e da prestação de serviços turísticos, beneficiando diretamente a comunidade envolvida”, diz Ciminelli, que também é membro do Conselho Consultivo de Brasil Mineral.
No evento, os profissionais pretendem mostrar um olhar atento e inovador para a mineração, com a possibilidade de identificar potenciais produtos e serviços que podem ser desenvolvidos a partir de rejeitos, estéreis e subprodutos da própria rocha mineralizada. Esses materiais, frequentemente descartados ou subutilizados, podem se transformar em novos bens de valor, contribuindo significativamente para a sustentabilidade e a eficiência do setor. O fornecimento local para as operações minerais é potencializado.
Para mapear tais oportunidades, é necessária uma análise minuciosa dos processos de mineração, o que inclui a identificação de resíduos que possam ser reaproveitados, seja na forma de novos produtos ou como insumos para outras indústrias. Por exemplo, resíduos de mineração podem ser utilizados na construção civil, na fabricação de cerâmicas, ou até mesmo na agricultura como corretivos de solo. Além disso, subprodutos ignorados durante a extração podem revelar minerais de valor econômico que antes não eram considerados. Esse aproveitamento integral dos recursos não só reduz o impacto ambiental, mas também acrescenta novas fontes de receita para as empresas mineradoras e fortalece o ESG.
O webinar vai apresentar as propriedades dos minerais, as tecnologias de extração e processamento, e as tendências do mercado. Além disso, atentar que é preciso saber reconhecer as inovações tecnológicas e as práticas sustentáveis que ajudem a melhorar a eficiência e reduzir os impactos negativos da mineração. Dentre os temas a serem debatidos estão : O que é Empreendorismo?; Quais competências gerais?; O desenvolvimento do que é o negócio (importante conhecer o mercado); Como escanear o processo?; Questão da rigidez locacional e valor agregado; Estudo de Casos; Quais as competências individuais; #pegaessadica (cuidado com olhar para um único mineral… lembrar do controle de mercado) e Brincando de mago do futuro…. O que esperar da mineração depois de 2050.
O webinar será realizado pelo Centro de Empreendedorismo Territorial e Mineral (C-Empremin), Território Mineral, Mercado Mineral, SDSN Member e Academia da Mineração (ACDMIN). As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo https://acdmin.com.br/webinar-empreendedorismo-mineral-esg-e-governanca/.