Concluída descaracterização de cava em Germano

23/08/2023
A estrutura estava desativada e as intervenções foram concluídas antes do prazo previsto

 

A Samarco concluiu recentemente as obras de descaracterização da cava do Germano, em Mariana (MG), seguindo todas as orientações técnicas, ambientais e legais. A estrutura estava desativada e as intervenções foram concluídas antes do prazo previsto, outubro de 2023, no termo de compromisso assinado com órgãos federais e estaduais. A Samarco investiu cerca de R$ 400 milhões no projeto. “Cumprimos o compromisso assumido com os órgãos públicos, sobretudo com a sociedade, de descaracterizar a estrutura, sem riscos às comunidades, aos territórios, às nossas pessoas, e reduzindo os impactos ao meio ambiente”, disse o diretor de Projetos, Segurança e Meio Ambiente, Reuber Koury.

A companhia afirma seguir comprometida com a inovação e continua a estudar novas formas de disposição de rejeitos. A Samarco retomou suas operações sem a utilização de barragens para disposição de rejeitos. Iniciada em 2019, antes mesmo da legislação vigente sobre a descaracterização de estruturas a montante, as etapas de descaracterização da cava tiveram o acompanhamento de auditorias externas, como a do Ministério Público de Minas Gerais e por consultores independentes do Independent Tailings Review Board (ITRB). Durante as obras, a tecnologia foi aliada com a utilização de equipamentos de última geração. “Utilizamos drones com duas tecnologias que possibilitam o escaneamento a laser da superfície, inclusive quando o solo possui cobertura vegetal, garantindo exatidão”, destacou o gerente de Engenharia de Projetos, Jonathas Pinto.

Durante todo o processo a Samarco diz que adotou medidas para reduzir e controlar impactos, como a recomposição vegetal, controle da qualidade da água, monitoramento de ruídos e controle atmosférico. Todos os dados foram encaminhados para as auditorias e também para os órgãos públicos responsáveis. Para as obras de descaracterização, tanto da cava como da barragem do Germano, a Samarco contratou cerca de quatro mil pessoas, priorizando a mão-de-obra local, com cerca de 60% dos profissionais da região.

A Samarco avança nas obras de descaraterização da barragem do Germano e 65% das intervenções na estrutura estão concluídas, conforme o planejado e de maneira segura. O prazo final para descaracterização da barragem, previsto no termo de compromisso com órgãos públicos, é maio de 2029. A empresa reforça que todas as estruturas geotécnicas possuem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) e são monitoradas 24 horas por dia, sete dias por semana.

Direto da Fonte