Codemge quer vender 33,3% da participação na CBL

22/02/2022
A CBL opera a mina de lítio Mina da Cachoeira (MG) e uma planta de processamento químico em Divisa Alegre, no Vale do Jequitinhonha.

 

A Companhia de Desenvolvimento do Estado (Codemge) adquiriu 33,3% de participação na Companhia Brasileira de Lítio (CBL) e agora tenta se desfazer do negócio. O valor pago não foi revelado. 

A companhia estadual realizará, ainda em fevereiro, dois eventos para detalhar a venda a potenciais investidores. As apresentações em Belo Horizonte e São Paulo também serão transmitidas ao vivo, informou a Codemge. 

A CBL é uma das pioneiras no Brasil em lítio de rocha dura subterrânea a partir de pegmatitos de espodumênio de alto teor. A empresa é a única produtora de carbonato e hidróxido de lítio do País.

O objetivo mais amplo da proposta de venda, disse o presidente da Codemge, Thiago Toscano, no comunicado, é aumentar a competitividade dos ativos do estado e buscar alternativas para o melhor uso dos recursos públicos. A CBL opera a mina de lítio Mina da Cachoeira (MG) e uma planta de processamento químico em Divisa Alegre, no Vale do Jequitinhonha.