Certificados 154 alunos de cursos profissionalizantes

14/04/2023
A iniciativa é uma parceria entre BAMIN e SENAI

 

A BAMIN realizou cerimônia de formatura da primeira edição de 2023 do projeto “Canteiro Escola”, no Centro de Visitantes da companhia no dia 12 de abril, no Porto Sul, em Ilhéus (BA).  A iniciativa é uma parceria entre BAMIN e SENAI e certificou 154 alunos que integraram oito turmas de seis cursos profissionalizantes. A mesa de diplomação foi compota por Alberto Vieira, diretor de projetos da BAMIN; Rosane Santos, diretora de ESG, meio ambiente, relacionamento com comunidades e comunicação corporativa da BAMIN; Caroline Azevedo, Gerente Geral de Meio Ambiente e Relacionamento com Comunidades da BAMIN; além de Jurandir Hendler, gerente do SENAI em Ilhéus, e Érico Fontes, coordenador da unidade SineBahia Ilhéus. Os professores dos cursos também marcaram presença.

Na abertura, os representantes das comunidades Tupinambás de Olivença participaram da turma do curso de “Auxiliar Administrativo”. Na formatura, estavam presentes alunos das comunidades do Retiro, Ponta da Tulha, São José, Sambaituba, Aritaguá, Vila Juerana, Vila São João, Condomínio Mar e Sol, Itariri, Bairro da Conquista, Iguape, Olivença, Joia do Atlântico, Ponta do Ramo, Castelo Novo, Mamoan, Teotônio Vilela, Malhado, Novo Ilhéus, Assentamento João Amazonas, Carobeira, São Domingos, Vila Olímpio e Praia dos Coqueiros. Além de estarem com os certificados em mãos, os formandos puderam fazer ou atualizar seus cadastros no SineBahia, facilitando a mediação para oportunidades profissionais. Os concluintes também saíram de lá com mudas de exemplares da flora da Mata Atlântica, vindas do Centro Ambiental Porto Sul (CAPS), da BAMIN.

Kallyne Viana, formanda do curso de “Auxiliar de Segurança e Saúde Ocupacional”, contou que o “Canteiro Escola” é uma esperança renovada. “Para mim, a palavra que resume esta experiência é gratidão. Além disso, concluímos o curso com a esperança no Projeto Porto Sul e no leque de oportunidades que esta qualificação traz para as nossas vidas”, disse em depoimento à mesa e aos colegas.

Edna Magalhães, indígena Tupinambá da aldeia Igalha, concluiu o curso de “Auxiliar Administrativo” na turma direcionada especialmente para os povos da região de Olivença. “Agradeço à BAMIN por oferecer às nossas comunidades a possibilidade de conquistarmos novos conhecimentos. Essa profissionalização nos prepara e abre portas para outras oportunidades”, concluiu. Já Ailton Bevenuto, que já atua em uma das empresas prestadoras de serviço da BAMIN na região de construção do Porto Sul, formou-se no curso de “Auxiliar de Meio Ambiente – atividades com flora”. “Esses são cursos que nos fazem avançar em outras direções. O ‘Canteiro Escola’ é um estímulo para persistirmos nas nossas trajetórias profissionais, conquistando os espaços que merecemos”, destacou.

Alberto Vieira, diretor de projetos da BAMIN, disse que o objetivo da companhia é desenvolver um projeto de Mina, Ferrovia e Porto com inclusão e respeito às comunidades. “Fico muito feliz em ver as comunidades indígenas da região conectadas com as nossas atividades”. Para Rosane Santos, diretora de ESG, meio ambiente, relacionamento com comunidades e comunicação corporativa da BAMIN, a formatura do “Canteiro Escola” mostra o compromisso da BAMIN em preservar a identidade cultural das áreas onde atua. “Capacitação e dedicação são palavras que representam um momento importante como esse”.

Caroline Azevedo, Gerente Geral de Meio Ambiente e Relacionamento com Comunidades da BAMIN, agradeceu aos formandos pelo voto de confiança no projeto.  “O conhecimento é uma propriedade de vocês e ninguém pode tirar. Essa conquista está registrada e certificada por uma instituição tão importante como SENAI”. Jurandir Hendler, gerente do SENAI Ilhéus, valorizou o potencial da articulação entre BAMIN e SENAI. “Estamos comprometidos com o desenvolvimento industrial do estado e com o estímulo para que os ex-alunos estejam no mercado de trabalho”, enquanto Érico Fontes, coordenador da unidade SineBahia Ilhéus, valorizou o ensino e os professores que impulsionam os alunos nesta trajetória. “Vocês são fundamentais para garantir a transformação do país”, destacou o gestor.

Direto da Fonte