Busca de soluções para o lodo neutro

20/04/2022
O lodo neutro é gerado a partir do tratamento dos efluentes da refinaria, após a remoção dos sulfatos e metais pesados e com a adição de cal.

 

A Nexa, o Centro de Escalonamento de Tecnologias e Modelagem de Negócios (Escalab), no Brasil, e Centro de Pesquisa, Ciência e Tecnologia (Red IDi), no Peru, abriram inscrições para o programa Mining Lab Beginnings. A edição 2022 tem como desafio apoiar a agenda ESG e desenvolver uma rota tecnológica, sustentável e econômica para transformar o lodo neutro em um novo produto.

Daniel Henrique Soares, coordenador de inovação na Nexa Peru, diz que procura diferentes ideias para o lodo neutro, que pode trazer ótimos resultados e diferentes possibilidades de destinação para esse resíduo. “Com as iniciativas selecionadas pelo Beginnings, vamos mostrar que é possível desenvolver soluções para os mais diversos resíduos da mineração, promovendo a economia circular, gerando valor econômico agregado e criando um ecossistema de inovação ainda mais sustentável e viável”. 

Aos acadêmicos e participantes, o Mining Lab Beginnings irá proporcionar rotas e alternativas de tecnologia e sustentabilidade para promover a economia circular e criar um novo produto no setor de mineração. Além do fomento financeiro à pesquisa, o programa prevê o escalonamento do projeto, publicações e, por fim, a possibilidade de um contrato com a Nexa para aplicação da inovação desenvolvida. “É com o fomento a ciência, a pesquisa e a inovação, que vamos conhecer as iniciativas que estão nas universidades e institutos. Com esses projetos empreendedores, vamos atuar em campos como tecnologia, economia, sustentabilidade, inovação e geração de valor”, comenta Fabiano Ferreira, gerente de projetos do Escalab. 

Após o período de inscrições e prospecção, os participantes do Mining Lab Beginnings participarão de entrevistas com a área de inovação da Nexa e os selecionados vão desenvolver suas pesquisas, gerando um estudo de viabilidade técnica e econômica. O projeto selecionado participará do DemoDay que é momento em que serão apresentados os resultados alcançados e avaliados para seguir para uma próxima etapa de P&D. Armazenado nas poças secas de Cajarmaquilla, no Peru, o lodo neutro é gerado a partir do tratamento dos efluentes da operação na refinaria. Após a remoção dos sulfatos e dos remanescentes de metais pesados com a adição da cal, se gera o precipitado conhecido como Lodo Neutro.

As inscrições no programa estão abertas até 5 de junho no site do Mining Lab.

Direto da Fonte