Belgo Bekaert inaugura espaço diferenciado

20/10/2021
O espaço consiste de uma galeria multimídia, espaço para eventos, processos de ideação e design thinking e ambiente para incubação.

 

A Belgo Bekaert inaugura, dia 20 de outubro, o Espaço Inovação, ambiente em modelo pioneiro no Brasil e que visa a integração dos empregados ao ecossistema da inovação, em busca do desenvolvimento de projetos disruptivos que tragam soluções tanto para a empresa quanto para o mercado. 

O pioneirismo do projeto está associado ao conceito: espaços modulares sequenciais retratando e fomentando a capacitação do time nas etapas fundamentais de um empreendimento de sucesso. Além disso, o Espaço Inovação vai promover a participação ampla de empregados de todos os níveis da organização e foi instalado em uma área de convivência ao lado do refeitório da unidade de Contagem, sede da empresa. "É a primeira vez que uma indústria no Brasil traz um projeto com estas características para o ambiente da operação. No mercado, é mais comum observarmos a disponibilização de coworkings, que nem sempre facilitam a participação das equipes operacionais. Mas aqui pretendemos oferecer acessibilidade e inclusão ampla de todos os empregados ao universo da inovação para estimular o intraempreendedorismo", afirma o Diretor de Inovação, Marketing e Negócios Roberto Milhomem. 

O espaço, dividido em módulos, deixará à disposição dos 1.600 empregados da unidade uma galeria multimídia, espaço para eventos, processos de ideação e design thinking, ambiente para incubação de grandes projetos e salas para mentorias, capacitações e treinamentos. Além disso, um makerspace, ambiente colaborativo aberto para aos empregados com ferramentas fundamentais para a criação de protótipos, será inaugurado até o final do ano. No Espaço Inovação também serão realizadas apresentações de projetos idealizados pelo público interno, hubs, universidades e startups para apoiadores e investidores internos. 

Para a construção do Espaço Inovação, a Belgo Bekaert contou com projeto arquitetônico sustentável, com módulos separados por containers reutilizados e conectados a uma usina de energia solar fotovoltaica própria, para garantir a produção de energia elétrica necessária ao consumo do local. Além disso, a empresa conta com a conectividade no local, com a disponibilização de acesso à internet por meio de wi-fi, rede de computadores e tablets. "A inovação é um pilar estratégico da Belgo Bekaert e estamos investindo inicialmente R$ 2 milhões no Espaço Inovação para estimular a criatividade e fortalecer a cultura de inovação no ambiente de trabalho. Este lançamento marca uma nova fase da empresa neste ecossistema, ainda mais aberta, dinâmica e criativa, potencializando a cocriação e visão empreendedora do público interno", conclui o Gerente de Inovação da empresa, Eduardo Carrara.