BAMIN terá disposição de rejeitos a seco em Caetité

29/06/2022
A filtragem e o empilhamento a seco fazem parte de um projeto que colabora para o uso mais eficiente e responsável da água.

 

A BAMIN apresentou, dia 27 de junho, no I Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianos (ECOBA) o projeto de disposição de rejeitos, com filtragem e empilhamento a seco para a Mina Pedra de Ferro, em Caetité (BA). “Decidimos apresentar o projeto no ECOBA justamente porque é um fórum muito importante para se discutir ações que visem melhorar a gestão dos recursos hídricos na Bahia. A filtragem e o empilhamento a seco fazem parte de um projeto que colabora para o uso mais eficiente e responsável da água e proporciona mais tranquilidade e conforto às comunidades localizadas no entorno da estrutura da mina”, afirma a diretora de ESG da BAMIN, Rosane Santos.

Na ocasião Rosane apresentou a palestra “ESG na BAMIN: o futuro que queremos”, onde detalhou o projeto integrado da BAMIN, que inclui a Mina Pedra Ferro, em Caetité; o trecho 1 da FIOL (Ilhéus a Caetité) e o Porto Sul (em Ilhéus), além da agenda ESG da mineradora e os compromissos com os ODS. “Contribuímos com 12 dos 17 ODS e queremos ampliar essa contribuição”, disse a diretora. Rosane avalia que a agenda ESG não é uma iniciativa exclusiva da empresa, mas representa um processo de ouvir todos os lados envolvidos no projeto. “Precisa ser uma tratativa e ser relevante para a sociedade como um todo, integrada, transparente e fazer parte da cultura corporativa”, completa.

O diretor de Projetos e Implantação, Alberto Vieira, apresentou durante o painel “A Segurança das Barragens de Água e Rejeitos na Bahia - O Case BAMIN no Sistema de Disposição de Rejeitos”, o projeto de disposição de rejeitos, com filtragem e empilhamento a seco, foi recebido de forma muito positiva. “Temos muito orgulho de sermos pioneiros na Bahia na implantação dessa tecnologia de disposição de rejeitos, sem barragem. Somos a primeira mineradora do Estado a adotar esse processo desde o início. Além dos ganhos ambientais, o maior diferencial é, sem dúvida, nossa licença social, ou seja, como cuidamos das pessoas no entorno de nossos empreendimentos”, avalia o diretor.

O novo modelo de disposição de rejeitos proposto pela BAMIN, com filtragem e empilhamento a seco, foi apresentado aos órgãos competentes no início de junho de 2022 e atende a todas as Normas Brasileiras vigentes e atualizações da Agência Nacional de Mineração (ANM). A BAMIN já possui um projeto licenciado pelo INEMA, que prevê a construção de uma barragem de rejeitos a jusante com coeficiente de estabilidade e segurança de 2.24, bem acima dos índices exigidos pela legislação brasileira e práticas internacionais, de 1.5.