Alcoa e UFPA oferecem curso de pós-graduação

26/07/2022
O objetivo é capacitar profissionais para elaboração e análises de projetos de engenharia geotécnica para o mercado. 

 

A Alcoa e a Universidade Federal do Pará (UFPA) firmaram parceria para oferecer 26 vagas para pós-graduação em Geotecnia, com disciplinas on-line e presenciais. O objetivo é capacitar profissionais para elaboração e análises de projetos de engenharia geotécnica para o mercado. 

O curso visa contribuir para a melhoria da qualificação profissional e atualização de conhecimentos, tanto técnicos quanto normativos, além de abordar temas sociais ligados a essa atividade econômica. As aulas estão previstas para iniciar em 29 de setembro. “A Alcoa está cada vez mais dedicada à construção de um futuro melhor para todas as pessoas, desenvolvendo e gerando valor em todas as relações que mantém com colaboradores, meio ambiente e, principalmente, a segurança e o desenvolvimento das comunidades onde está presente”, explica José Haroldo Chaves Paula, gerente de Relações Institucionais da Alcoa Juruti.

Das 26 vagas, seis serão destinadas, conforme edital de seleção, para profissionais residentes no estado do Pará, com formação em Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Geologia, Geofísica, Engenharia Ambiental e Engenharia Química. As demais estão abertas a profissionais que atuam nas unidades operacionais da Alcoa em Juruti (PA), São Luís (MA) e Poços de Caldas (MG). Eles receberão a capacitação para progressões na carreira, a título de promoções.

A coordenadora do curso de Especialização em Engenharia Geotécnica da UFPA, Professora Doutora Fernanda Gouvea, explica que a área em questão compreende três ciências básicas: a Geologia da Engenharia, a Ciência da Mecânica das Rochas e a Ciência da Mecânica dos Solos. Fernanda comenta que a especialização abordará pontos referentes à legislação e normas do setor de mineração, que vêm sendo constantemente atualizadas. “A Resolução 95 de fevereiro de 2022 determina que profissionais envolvidos em atividades que envolvam a gestão de barragens de mineração, por exemplo, tenham cursos de especialização, mestrado ou doutorado nas áreas de Geotecnia, Engenharia de Barragem ou outro curso correlato”, informa a coordenadora.

Direto da Fonte