13ª edição do PVE inicia novo ciclo em Niquelândia

25/07/2022
Objetivo é apoiar ações da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Niquelândia (GO) para aprimorar o desenvolvimento do processo de ensino na cidade,

 

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) trabalha em conjunto com o Instituto Votorantim na 13ª edição do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), que tem como objetivo apoiar ações da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Niquelândia (GO) para aprimorar o desenvolvimento do processo de ensino na cidade, com plano estratégico para os próximos dois anos.

O PVE tem como público-alvo secretários de Educação e gestores de escolas. As atividades são promovidas em quatro ciclos ao longo do ano, por meio das frentes: Gestão Educacional e Gestão Escolar. O programa também engaja a comunidade em ações promovidas por meio da frente de Mobilização Social. “O PVE contribuiu, principalmente em 2020 e 2021, ofertando formação para as equipes técnicas da SME e gestores escolares sobre busca ativa. Ao implementar as ações, as equipes conseguiram reduzir a porcentagem de estudantes fora da escola", comemora Wesley Campos, secretário de Educação de Niquelândia. 

Segundo o secretário, a realização do programa em Niquelândia tem sido fundamental para apoiar o desenvolvimento de competências em gestão e mobilização social para atender 18 unidades educacionais e três Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Para 2022, um dos principais desafios é relacionado à defasagem de aprendizagem. De acordo com o secretário de Educação de Niquelândia, está em construção um plano estratégico que propõe ações para trabalho pedagógico com intenção de realizar uma intervenção para a recomposição e recuperação das aprendizagens. "Conseguimos evitar o aumento da reprovação e da evasão escolar em 2021, mas, por outro lado, o desempenho dos estudantes na aprendizagem de conteúdos básicos foi comprometido devido ao distanciamento social provocado pela pandemia”. Neste ano, Campos espera contar com o PVE por meio de ações conjuntas nas escolas para solucionar essa questão. 

“A realização do PVE em Niquelândia é uma demonstração concreta do nosso empenho em fortalecer as comunidades em que estamos inseridos, impulsionando ainda mais o desenvolvimento regional. Por meio dessa iniciativa, apoiamos o município a promover melhorias na educação pública de forma consistente e duradoura, proporcionando avanços que irão impactar positivamente as presentes e futuras gerações”, pontua o gerente geral de Sustentabilidade da CBA, Leandro Faria. A cidade goiana transformou-se em um município graduado dentro da metodologia do PVE e a continuidade dos trabalhos terá o foco no fortalecimento de aspectos de recomposição da aprendizagem e gestão relacionada a este tema. 

O PVE visa a a melhoria da educação pública, por meio de ações conjuntas com a Prefeitura Municipal de Niquelândia, via Secretaria Municipal de Educação. Em 2022, o PVE contará com a assessoria do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, representado pela formadora Rosani Aparecida os Passos Berchelli.

Direto da Fonte