Yara Clean Ammonia e JERA vão desenvolver projetos de amônia

19/01/2023
Este é o primeiro projeto de co-incineração em escala comercial da JERA.

 

A Yara Clean Ammonia será a fornecedora potencial de até 500 quilotons (kt) de amônia limpa para a Unidade 4 da Usina Térmica de Hekinan, da JERA. Este é o primeiro projeto de co-incineração em escala comercial da JERA. "Estou muito satisfeito que a Yara e a JERA estejam assinando um memorando de entendimento para o desenvolvimento, venda e compra conjunta de amônia limpa. A Yara tem capacidade para produzir e enviar amônia limpa para todo o mundo e somos um fornecedor confiável, seguro e de longo prazo Estamos altamente comprometidos com esta parceria e esperamos unir forças com a JERA para impulsionar a transformação para um mundo net-zero”, disse o CEO da Yara International, Svein Tore Holsether.

As duas empresas também planejam colaborar na produção de amônia azul no Golfo dos Estados Unidos e produzir mais de 1 milhão de toneladas métricas por ano (mtpa). "Estou feliz em ver que desenvolvemos um relacionamento próximo com a JERA desde nosso primeiro MOU em maio de 2021. Nossa colaboração se desenvolveu profundamente e estou orgulhoso de que a Yara Clean Ammonia tenha sido selecionada como fornecedora confiável para o primeiro evento mundial da JERA, projeto de co-combustão em grande escala em Hekinan, Japão. Ambas as empresas estão comprometidas em ampliar as fontes de energia limpa e estamos ansiosos para fazer parceria com a JERA no desenvolvimento da produção de amônia azul no Golfo dos EUA”, disse o presidente da Yara Clean Ammonia, Magnus Krogh Ankarstrand. 

Pelo acordo, Yara Clean Ammonia e JERA concordaram em estudar conjuntamente a viabilidade de colaboração nas seguintes áreas: venda e compra de amônia limpa para as operações de co-incineração de 20% na Unidade 4 da Usina Térmica de Hekinan, que deve começar em 2027. O volume necessário deve ser de até 500.000 mtpa; desenvolvimento conjunto de um projeto de amônia azul de mais de 1 milhão de mtpa que a YCA está considerando desenvolver na Costa do Golfo dos EUA.  "Temos o prazer de trabalhar em conjunto com a Yara nesta jornada significativa para a descarbonização da indústria e estou confiante de que a Yara desempenhará um papel importante no estabelecimento de uma nova cadeia de valor de amônia de combustível limpo que a JERA busca, por meio de sua experiência na operação em toda a cadeia de abastecimento de amônia desde a produção até o transporte e armazenamento no mercado existente. A JERA trabalhará com seus parceiros em busca de acelerar não apenas a descarbonização da indústria de energia japonesa, mas também para resolver os problemas relacionados à energia que o mundo enfrenta", diz o vice-presidente corporativo da JERA, Yukio Kani.

Direto da Fonte