Volvo tem desempenho histórico em caminhões pesados

17/02/2023
No total, a Volvo entregou 24.093 caminhões, crescimento de 10%, sendo 18.747 veículos somente na classe dos pesados

 

A Volvo registrou um 2022 histórico ao liderar o mercado de pesados e, pela primeira vez, a marca ficou à frente também na soma de todos os segmentos em que atua, incluindo semipesados. No total, a Volvo entregou 24.093 caminhões, crescimento de 10%, sendo 18.747 veículos somente na classe dos pesados. “Ficamos com 29% de market share, quase um terço do mercado de pesados. É uma marca histórica”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo do Brasil. Com 8.317 unidades emplacadas na versão 540cv, o modelo Volvo FH foi mais uma vez o caminhão mais vendido do Brasil. Além disso, o modelo liderou o ranking de vendas de caminhões pesados no País pela 10ª vez, sendo a quinta consecutiva. Em semipesados, o Volvo VM 270 brilhou como o modelo mais emplacado em sua categoria, com 4.732 unidades licenciadas.

Na América Latina outros mercados de destaque foram o Peru, com 1.902 entregas, incremento de 17%, e Chile, com 1.687 entregas, 25% a mais que em 2021. Ao todo, a Volvo entregou mais de 31 mil caminhões nos diversos países do continente, sendo 28.627 licenciados. O Brasil representou 84% desse volume e, mais uma vez, foi o segundo maior mercado de caminhões da marca no mundo. “2022 foi mais um período de grandes conquistas. Nossos produtos e serviços têm excelente reputação no mercado, pois contribuem para dar mais eficiência nas operações de transporte. Isso tudo se traduziu em negócios robustos”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. Ele destaca, no entanto, que 2023 será um ano desafiador, com um mercado de caminhões acima de 16 toneladas estimado em cerca de 75 mil unidades no Brasil. “O acentuado aumento de custos decorrente da nova tecnologia Euro 6 e o impacto disso para o transportador é um dos fatores que farão diferença nas entregas desse ano. Além disso, pesam também as condições econômicas adversas, notadamente os juros altos”, afirma.

A Volvo Registrou crescimento também no segmento de veículos fora de estrada. Houve uma elevação de 46% nas vendas deste tipo de caminhão, dirigido para aplicações mais severas, condições extremas e topografias mais acidentadas. Os segmentos vocacionais que mais se destacaram em entregas foram o da construção (crescimento de 80%) e mineração (crescimento de 70%).

Outro recorde foi na área de conectividade. O número de contratos do Volvo Connect dobrou em 12 meses. O Volvo Connect é o sistema que oferece dados de condução e parâmetros de consumo de cada caminhão. Usando a inteligência do veículo, a plataforma oferece dados como variação de nível de combustível, velocidade máxima e média, rotação de marcha, faixa econômica, média de consumo, tempo de uso do piloto automático, acompanhamento do histórico de manutenção do veículo, além do monitoramento de sua localização.

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