SGB assina acordo de cooperação técnica com a França

27/11/2023
O acordo tem como objetivo desenvolver cooperações técnicas sobre minerais críticos

 

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, e o diretor-geral de Assuntos Internacionais do Serviço Geológico Francês/Bureau de Recherches Géologiques et Minières (BRGM), Jean-Claude Guillaneau, assinaram carta de intenções no dia 27 de novembro, na embaixada brasileira em Paris. O acordo tem como objetivo desenvolver cooperações técnicas sobre minerais críticos para transição energética, urânio e armazenamento geológico de CO2 em aquíferos salinos profundos. “Esse é um momento importante na jornada colaborativa entre os países. Estamos empenhados em promover cooperação técnica entre o SGB e o BRGM, visando a troca de conhecimentos e o desenvolvimento conjunto de iniciativas que não apenas beneficiem as instituições, mas que ajudem a superar desafios globais e gerem impactos positivos na promoção do desenvolvimento sustentável”, destacou Inácio Melo. O Brasil já tem parcerias estabelecidas ou concluídas com mais de 20 países de todos os continentes, entre eles: Estados Unidos da América, Canadá, Inglaterra e Japão.

A assinatura da carta ocorre durante missão do SGB à França para compor a delegação brasileira que participa da World Nuclear Exhibition/Exposição Nuclear Mundial (WNE), em Paris. O WNE é um dos principais eventos do mundo no setor e reunirá líderes da indústria, instituições, pesquisadores e profissionais da área de vários países para debater o futuro da energia nuclear civil – uso da energia nuclear para fins pacíficos, como geração de eletricidade, aplicação na medicina, pesquisa científica e industrial. “Nossa participação é essencial para conhecer o que tem sido desenvolvido nos outros países e promover nossas pesquisas, especialmente desenvolvidas no âmbito do Programa Urânio Brasil”, disse Melo.

Esse projeto visa fornecer informações que subsidiem a tomada de decisão na esfera pública e privada para a pesquisa e exploração de depósitos de urânio no Brasil. Durante a missão, o SGB também participará de outras agendas organizadas pela Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), como as visitas técnicas às instalações nucleares de empresas francesas. Na quinta-feira, 30 de novembro, ocorre visita à sede do Serviço Geológico Francês (BRGM).

Direto da Fonte