Primeira mulher assumirá presidência do Conselho do IBRAM

18/03/2024
A presidente quer reforçar a implantação de ações que compõem a Agenda ESG da Mineração do Brasil

 

A atual presidente da Anglo American no Brasil, Ana Sanches, participa da solenidade de posse, no próximo dia 20 de março, da presidência do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). A executiva substituirá o ex-presidente da companhia Wilfred Bruijn. O diretor-presidente da Lundin Mining Corporation, Ediney Drummond, segue respondendo pela vice-presidência do Conselho.

Alinhada à governança do IBRAM, a presidente do Conselho atuará em parceria com os gestores das empresas associadas, para reforçar a implantação de ações que compõem a Agenda ESG da Mineração do Brasil. Trata-se de uma proposta setorial, estabelecida em 2020, para aprimorar os indicadores de sustentabilidade, segurança e responsabilidade social das mineradoras associadas.

Graduada em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Ciências Contábeis pela Universidade Fumec, Ana Sanches possui 27 anos de experiência em finanças, auditoria, planejamento estratégico e desenvolvimento de novos negócios. Tem MBA em Finanças pelo Ibmec e Educação Executiva pelas instituições Harvard Business School, Columbia University e London School of Economics. A executiva entrou na Anglo American em 2012, durante a implementação do projeto Minas-Rio, e, de 2015 a 2021 foi Chief Financial Officer (CFO) das operações de minério de ferro e níquel no Brasil. Em 2018, Ana foi eleita uma das mulheres mais influentes na mineração global pelo Women in Mining e, em 2019, ganhou o prêmio Equilibrista do IBEF-MG, como diretora financeira de destaque. Em 2021, se mudou para Londres, na Inglaterra, e, além de seu cargo de CFO na sede global da empresa, acumulou também, em 2022, o de diretora interina da área de Projetos de Capital do grupo. Ela ainda trabalhou por oito anos como auditora externa na Arthur Andersen e na Deloitte, como responsável por projetos de auditoria em grandes empresas brasileiras e multinacionais. De 2006 a 2012, trabalhou na Holcim (indústria de cimento), como controller das operações no Brasil.

Direto da Fonte