Petrobrás financiará Complexo Científico e Cultural da Urca

26/12/2023
Projeto vai revitalizar o Museu de Ciências da Terra (MCTer) e laboratórios associados.

 

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) anuncia que deu mais um passo avança para a consolidação daquele que é denominado “o maior projeto de geociências do país das últimas três décadas, que viabilizará o Complexo Científico e Cultural da Urca, no Rio de Janeiro (RJ). Na terça-feira, 26 de dezembro, o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, anunciou que a Petrobras deu início ao processo para financiamento do projeto de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que possibilitará a revitalização do Museu de Ciências da Terra (MCTer) e laboratórios associados.
“Esse é um passo importante para a entrega do projeto que será um marco para as geociências brasileiras e é aguardado há mais de cinco anos. Os investimentos, viabilizados a partir da cooperação técnico-científica entre o SGB e a Petrobras, permitirão a construção de um centro científico e cultural inovador formado pelo MCTer, Centro de Referência em Geociências e a Litoteca Nacional do Pré-Sal”, enfatizou Melo. Desde que assumiu como diretor-presidente, Inácio Melo liderou articulações para destravar os projetos de PD&I - que somados terão investimento de mais de R$ 249 milhões, o maior montante já recebido pelo SGB em uma única iniciativa.
Com os investimentos, o MCTer passará a ser dotado de: Laboratório de Preparação Mecânica de Fósseis; Laboratório de Preparação Química de Fósseis; Laboratório de Micropaleontologia; Laboratório de Modelagem (Replicagem) de Fósseis; Laboratório de Preparação de Amostras Minerais; Laboratório de Conservação de Acervos; Laboratório de Restauro de Fósseis; Laboratório de Microscopia e Petrografia; Laboratório de Ilustração.
Além disso, o MCTer terá um portfólio de projetos de PD&I, nas áreas de sedimentologia, estratigrafia, bioestratigrafia, paleontologia, micropaleontologia, paleoecologia, paleoambiente, paleoclima, sistemas petrolíferos e tectônica de bacias.
O processo do projeto de PD&I foi aberto no Sistema de Gestão de Investimentos e Tecnologia (SIGITEC) - plataforma da Petrobras para acompanhamento de projetos.
No Complexo Científico e Cultural da Urca serão desenvolvidas ações estratégicas para o progresso geocientífico nacional, essenciais para gerar conhecimento geocientífico e fomentar o desenvolvimento econômico. O SGB ampliará ainda mais as pesquisas e a contribuição para a segurança energética e alimentar.
Além do processo que viabiliza os investimentos no MCTer, a Petrobras iniciou, neste mês, o processo para o financiamento do projeto de PD&I do Centro de Referência em Geociências (Laboratórios de Isotopia e Geocronologia) – esse será o maior conjunto de laboratórios de isotopia e geocronologia da América Latina. O CRG dará suporte às pesquisas realizadas pelo Museu de Ciências da Terra (MCTer), Litoteca do Pré-Sal e às parcerias com o setor privado.
O projeto da Rede SGB de PD&I com Rochas e Fluidos de Bacias Petrolíferas – que abrange a Litoteca da Urca e a de Caeté (MG) – possibilitará o armazenamento de milhares de caixas de amostras rochas. Essas instalações permitirão a ampliação do conhecimento geológico das bacias sedimentares brasileiras, mediante o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
“Com os projetos, o SGB irá fortalecer sua atuação, além de contribuir ainda mais para o desenvolvimento do Brasil. Iremos produzir mais conhecimento geológico e gerar subsídios importantes para que os setores energético, mineral e de óleo e gás evoluam”, destaca o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo.

Direto da Fonte