Otimizador para plantas de sinterização

28/12/2022
A nova ferramenta facilita o desempenho e a estabilidade do processo da planta de sinterização.

 

A Metso Outotec está lançando o Optimus Sinter, um otimizador digital para plantas de sinterização de minério de ferro. A nova ferramenta facilita o desempenho e a estabilidade do processo da planta de sinterização, otimizando holisticamente os processos gerais de sinterização.

O Optimus Sinter é uma das soluções digitais de ponta da Metso Outotec para garantir a operação e manutenção ideais de unidades de sinterização de minério de ferro. Um modelo termodinâmico sofisticado forma o núcleo do Optimus Sinter da Metso Outotec, que calcula as condições do processo no leito de sinterização, que não podem ser medidas com sensores devido às altas temperaturas, além de oferecer dados avançados sobre as operações da planta de sinterização. “Estamos felizes com o lançamento muito do nosso otimizador de planta de sinterização holística. Com o Optimus Sinter, nossos clientes podem obter o melhor desempenho de suas operações. Os operadores podem gerenciar melhor as plantas aproveitando os insights avançados que esta ferramenta digital oferece. O Optimus Sinter também oferece consultoria operacional em tempo real com relação a diferentes metas operacionais da planta”, compartilha Andreas Meier-Hedde, gerente de produto sênior para tecnologia de sinterização da Metso Outotec.

Apoiado por décadas de experiência e know-how de processos da Metso Outotec em sinterização, o Optimus Sinter garante benefícios como aumento da produção bruta, melhor consumo de energia elétrica e redução do consumo de combustível sólido. Com base na medição do processo e nos dados reais da matéria-prima, bem como no modelo de processo proprietário, o Optimus Sinter fornece: Cálculos de processos on-line e em tempo real; Monitoramento de parâmetros de processo relevantes e KPIs (consumo de energia e pegada de CO2); Visualização de processos químicos e físicos e temperaturas no leito de sinterização; Otimização online da mistura de material de alimentação; Previsão em tempo real da qualidade do produto (resistência do sinter, teor de Fe/Fe2+, basicidade) e cálculo de burn-through aprimorado.

Direto da Fonte