Organizações de MG debatem 1º Semana em evento on-line

16/08/2023
Evento tratará a temática e engajar a sociedade em relação ao papel do universo corporativo na promoção da diversidade e inclusão.

 

A Anglo American, Belgo Arames, Fundação Dom Cabral (FDC) e MRV&CO promovem, entre 21 e 25 de agosto, a 1ª Semana da Diversidade para tratar a temática e engajar a sociedade em relação ao papel do universo corporativo na promoção da diversidade e inclusão. O evento terá programação on-line, gratuita e aberta para todo o público interessado.

O primeiro painel especial do evento será ‘Liderança, afeto e partilha: uma jornada para inclusão’, conduzido pela professora convidada da FDC, Maria Flávia Bastos. O painel especial terá a participação de lideranças das quatro organizações: Wilfred Bruijn, CEO da Anglo American no Brasil; Clarisse Drummond, diretora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames; Marina Spínola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da FDC; e Junia Galvão, diretora executiva de Administração e DH da MRV&CO. A transmissão desse encontro para o público acontecerá no YouTube da FDC, no dia 21 de agosto, das 9h às 10h. Nos demais dias da semana, profissionais de referência abordarão diferentes temas sobre liderança inclusiva, economia do cuidado, mercado de trabalho e comunidade LGBTQIA+, e segurança psicológica. Dentre os palestrantes estão: Elaine Terceiro, professora convidada da FDC e gerente de Diversidade na Hotmart; Maíra Liguori, eleita uma das 100 mulheres mais inovadoras do mundo pela BBC de Londres, co-fundadora da consultoria Think Eva e diretora de projetos da ONG Think Olga; Melissa Cassimiro, consultora sênior de Diversidade e Inclusão na Mais Diversidade; e Carla Furtado, escritora e diretora do Instituto Feliciência. Os quatro painéis vão ser transmitidos pelo YouTube, sempre às 14h, e estarão abertos para a participação não só dos colaboradores das respectivas empresas, cerca de 30 mil pessoas, como também do público geral interessado. 

A temática da D&I ganha cada vez mais espaço nas discussões e nos investimentos de programas de inclusão, sensibilização e capacitação nas organizações. Segundo levantamento recente apresentado pela Blend Edu, startup especializada em diversidade e inclusão, 81% das empresas brasileiras afirmaram destinar recursos específicos para ações de D&I. “Para nós, é uma honra participar de eventos que fomentam discussões importantes para a companhia e para a sociedade como um todo. É mais uma etapa para debater e propor ações efetivas de mudanças. O Brasil é um país plural, o consumidor é diverso e isso não pode ser diferente nas organizações. Temos consciência de que esse processo é uma longa jornada, que estamos apenas no começo, mas que a inclusão e a diversidade em nossa organização é um caminho sem volta”, afirma Junia Galvão, da MRV&CO. 

Para Marina Spínola, da FDC, a sociedade mostra sinais de que exige mudanças estruturais a favor da inclusão e aguarda posicionamento das lideranças empresariais, com atitudes corajosas e justas para oferecer oportunidades iguais a todas as pessoas. “Uma empresa que ainda não possui uma estratégia para incluir grupos sociais minorizados nas suas estruturas terá muita dificuldade para se manter relevante para seus consumidores, seus colaboradores e para a sociedade em geral. Ou seja, fazer a gestão da diversidade e inclusão, além de ser o correto a ser feito do ponto de vista ético, é o mais inteligente para os negócios que querem sobreviver ao século 21”, afirma.

Luciana Macedo, gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da Belgo Arames, disse que a empresa tem trabalhado fortemente esta pauta nos últimos anos. “Garantir um futuro mais inclusivo, em que todas as pessoas possam ser respeitadas, reconhecidas e valorizadas, independente de: orientação sexual, identidade de gênero, raça, deficiência, idade ou país de origem, é o nosso dever. Além disso, fomentar e influenciar todas as outras empresas e seus empregados e empregadas a também olharem para a pauta de diversidade e inclusão”, explica. Já Wilfred Bruijn, da Anglo American, explica que a mineradora foi uma das primeiras a constituir uma área específica para lidar com a diversidade e a inclusão. “Por acreditarmos que o nosso bem mais valioso é justamente aquilo que temos de singular, o respeito às diferenças faz parte da estratégia de negócios da empresa. Apoiamos a iniciativa da 1ª Semana da Diversidade, pois desejamos a consolidação de uma cultura inclusiva e diversa dentro e fora da nossa organização”. O público pode acompanhar as palestras on-line pelo https://eu-west-email-isolation.prod.fire.glass/?url=https%3A%2F%2Flinktr.ee%2Fsemana.diversidade%3Fgeneral_portal_token%3D7809532591fac9d01919a15c0eec356e59cfcc89e4a775e5c07f85ae9a553cf9.

Direto da Fonte