MME promove seminário sobre minerais estratégicos

15/02/2024
O objetivo do evento é promover o diálogo sobre os minerais estratégicos e a janela de oportunidade aberta para o Brasil pela transição energética

 

O Ministério de Minas e Energia (MME), por meio da Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SNGM), realiza nos dias 21 e 22 de fevereiro o seminário “Mineração e transformação mineral de minerais estratégicos para a transição energética”. O objetivo do evento é promover o diálogo sobre os minerais estratégicos e a janela de oportunidade aberta para o Brasil pela transição energética. O evento ocorrerá de forma presencial na sede do MME, em Brasília, e também será transmitido pelo canal do YouTube do Serviço Geológico do Brasil (SGB) a partir das 9h30.

A abertura terá a participação do Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Vitor Saback. O seminário será dividido em seis blocos, com diversos painéis. No primeiro dia, o evento está dividido em: Oportunidades da transição energética para o setor mineral brasileiro; Fabricação de baterias de lítio no Brasil; A indústria nacional de transformação mineral na cadeia de valor das baterias. No segundo dia, o evento debate os blocos “A produção brasileira de minerais estratégicos para a transição energética” , “Políticas públicas e a expansão da oferta de minerais para a transição energética” e, por fim, “Apoio oficial ao desenvolvimento da indústria de transformação dos minerais estratégicos”.

Além do MME, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); do Serviço Geológico do Brasil (SGB); do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Agência Nacional de Mineração (ANM), entre outros órgãos públicos, contribuirão com os debates. O seminário irá proporcionar o diálogo entre os setores público e privado, que contará com a presença de empresas como BYD, WEG, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e Sigma Lithium, entre outras. O link de transmissão para o dia 21 é https://www.youtube.com/watch?v=mqu69k16k84 e o link para o dia 22 é https://www.youtube.com/watch?v=wWP5rubZhtM .

Direto da Fonte