Minera-GO destaca versatilidade da mineração no estado

12/12/2023
O evento também marca o encerramento e celebração do Plano Estadual de Recursos Minerais de Goiás (PERM-GO)

 

A Comissão de Minas e Energia do Parlamento de Goiás, presidida pelo deputado Lineu Olimpio (MDB), em parceria com a Secretaria de Estado da Industria, Comercio e Serviço (SIC), realiza nos dias 12 e 13 de dezembro o encontro Minera-GO, que reúne mineradoras goianas, instituições e universidades parceiras. O evento também marca o encerramento e celebração do Plano Estadual de Recursos Minerais de Goiás (PERM-GO). A programação inclui palestras, rodas de conversa e exposições e ocorre das 8h30 às 17 horas, em ambas as datas, no Palácio Maguito Vilela, sede da Alego. Na abertura, Lineu Olimpo ressaltou a importância da Comissão de Minas e Energia para o setor e contou sua experiência pessoal em outros eventos com as indústrias extrativistas, as reivindicações e anseios que escutou das comunidades locais onde ocorre o processo de extração de minerais. “É muito importante reunir no dia de hoje o público do setor mineral para discutir a apresentar esse plano para o Estado de Goiás. Precisamos de um diagnóstico para saber da realidade da mineração do Estado e atrair os investidores. Agradeço o governo estadual, através do secretário, pelo apoio que tem oferecido ao setor. E precisamos, também, avaliar os pequenos e médios mineradores nas propostas apresentadas para fomentar o crescimento desse setor”, destacou.

Na primeira rodada de discussões, a mesa dos trabalhos foi composta pelo secretário estadual de Industria, Comércio e Serviço, Joel Sant´ana Braga Filho; o diretor da Agência Nacional de Mineração, Tasso Mendonça; o presidente do Sindicato das Industrias Extrativistas do Estado de Goiás, Luiz Vessani; o presidente da Federação Goiânia dos Municípios e prefeito da cidade de Campos Verdes, Haroldo Soares e o presidente da Câmara Setorial de Mineração da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Wilson Borges. Vessani iniciou o debate relembrando a década de 70, quando Goiás era protagonista no cenário mineral nacional. “Tínhamos uma Secretaria de Minas e Energia, um Centro Tecnológico Mineral e disso resultou em uma série de descobertas. Porém, a partir de um certo momento a nossa classe política não gerenciou bem essa oportunidade que tivemos. Assim houve uma degradação galopante da capacidade do estado em trabalhar com empresários do setor mineral”, declarou. Atualmente, segundo Vessani, o setor tem a oportunidade de recuperar a posição de destaque, tanto no cenário nacional quanto na capacidade de gerar benefícios através da mineração.

Para o secretário da SIC, Joel Santa´anna, Goiás tem um papel importante nesta transição energética e no processo de descarbonização. “Com muitas minas, de minérios diversos que servem de insumos em vários componentes, sobretudo os tecnológicos, Goiás faz uma extração limpa, sem poluição do solo. Precisamos aproveitar esse minério em solo goiano para alavancar o processo de industrialização e mostrar que, juntos, podemos melhorar a renda das famílias”.

Outro ponto levantado o Minera-GO foi o Plano Estadual de Recursos Minerais de Goiás (PERM-GO). A coordenara-geral do PERM-GO, Livia Parreira, abordou a metodologia utilizada na elaboração do plano. Livia destacou que o plano tem grande representatividade, contemplando o grande minerador, o micro minerador e até os artesãos em joias, além de comentar outros encontros que ocorreram durante a elaboração do PERM nas cidades do interior e o que foi debatido em cada encontro. “Em Barro Alto foi debatido a mineração como estratégia de desenvolvimento regional, em Campos Verdes o tema do encontro foi a sustentabilidade e integração das cadeias produtivas, em Alto Horizonte a pauta foi os minerais estratégicos e transição energética. Outros municípios também contribuíram, como Niquelândia, Minaçu e Pirenópolis. Ela também demonstrou os principais minérios existentes em Goiás e em quais regiões são mais abundantes”. Após a apresentação do PERM-GO, algumas personalidades que atuaram no desenvolvimento do plano foram homenageadas com o Certificados de Reconhecimento pela Colaboração e Comprometimento Exemplares. Após a entrega do certificado, o evento foi encerrado e as mineradoras que realizaram cadastro no evento expuseram as joias provenientes da extração.

Direto da Fonte