Kleber Silva assume divisão de mineração em abril

19/03/2024
Ele retorna à ArcelorMittal depois de deixar o grupo em 2017 para ingressar na Eramet como vice-presidente executivo e diretor de operações.

 

A ArcelorMittal, nomeou Kleber Silva como novo Vice-Presidente Executivo da companhia e novo Diretor-Presidente da ArcelorMittal Mining, a partir de 8 de abril de 2024. Kleber se reportará a Aditya Mittal, Diretor-Presidente da ArcelorMittal, além de compor o Comitê de Gestão do Grupo. Stefan Buys deixará o cargo que ocupa desde 2021 em 30 de março de 2024 para buscar outras oportunidades. Stefan avançou com segurança nos negócios de mineração da ArcelorMittal na Libéria e no Canadá e facilitou o progresso de projetos importantes.

Kleber retorna à ArcelorMittal depois de deixar o grupo em 2017 para ingressar na Eramet como vice-presidente executivo e diretor de operações responsável por mineração e metais. Na Eramet, ele foi responsável pelas atividades globais de mineração, planta e metalurgia de manganês, níquel, zircão, titânio, areias minerais, ligas de manganês e lítio. Com experiência de 35 anos nas indústrias de mineração e metalurgia, Kleber tem grandes conquistas em segurança, criação de valor, crescimento, turnaround e excelência operacional. Iniciou sua carreira em 1988 na MBR e na Vale. Desde então, ocupou diversas responsabilidades operacionais seniores na Vale Brasil e na Québec Cartier Mining Company no Canadá (mais tarde ArcelorMittal Mines Canada). Em 2006, Kleber tornou-se vice-presidente da ArcelorMittal, supervisionando as operações de mineração e posteriormente assumiu a função de chefe de operações de minério de ferro e CTO de minas de minério de ferro em agosto de 2008. Em maio de 2012, Kleber foi nomeado vice-presidente executivo da ArcelorMittal e chefe de minério de ferro. 

Kleber possui mestrado pela École Nationale Supérieure des Mines de Paris, França, e é Engenheiro de Minas pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP. Estou ansioso pelo desafio de retornar à ArcelorMittal como CEO do seu negócio de mineração. É uma grande honra e privilégio para mim. Estou entusiasmado em colaborar com a equipe para implementar os planos de crescimento da mineração da ArcelorMittal e, ao mesmo tempo, abordar as principais tendências do setor – especialmente segurança, ESG, descarbonização e digitalização – que estão moldando o futuro do nosso setor. Há muito o que fazer e estou ansioso para começar”, disse Silva. Aditya Mittal, CEO da ArcelorMittal, agradeceu a Stefan pelos serviços prestados, citando o excepcional foco do profissional na segurança, o que ajudou a empresa a se beneficiar da experiência e do conhecimento que ele trouxe para o grupo. “Também estou muito satisfeito com o retorno de Kleber à ArcelorMittal – ele é um líder capaz e talentoso que conhece muito bem a indústria de mineração e a ArcelorMittal. Com sua ampla experiência global, ele está bem posicionado para nos liderar na próxima fase do nosso desenvolvimento”.

Direto da Fonte