Horizonte Minerals obtém licença para minerar

06/07/2023
A companhia pode iniciar as atividades de mineração para fazer estoque antes do comissionamento.

 

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (SEMAS) concedeu licença de aprovação de mineração para o Projeto de Níquel Araguaia, pertencente à Horizonte Minerals. Com o aval, a companhia pode iniciar as atividades de mineração, com o trabalho inicial em andamento para estabelecer estoques de minério bruto (ROM) na plataforma antes da fase de comissionamento.

A aprovação permite que a Horizonte Minerals minere, armazene e classifique o minério em um processo necessário para mitigar o risco durante o comissionamento, que é uma parte fundamental da estratégia mine-to-mill. Nos próximos seis meses, os estoques serão formados com minério suficiente para alimentar a usina no mesmo período. A Cava do Pequizeiro, localizada a 750 metros do local da usina, será a principal fonte de minério para o Araguaia, abastecendo os dois primeiros anos de vida da mina do projeto e contribuindo com mais de 50% da produção da mina nos primeiros dez anos.

“Tenho o prazer de anunciar a aprovação para iniciar as atividades de mineração no Araguaia, outro marco importante para Horizonte. A aprovação permite que o minério seja extraído e armazenado com o objetivo de mitigar um risco-chave de comissionamento como parte de nossa estratégia de mina para usina antes do início da planta no próximo ano”, disse Jeremy Martin, CEO da Horizonte Minerals. A equipe da Horizonte continua a trabalhar em estreita colaboração com a SEMAS e outras partes interessadas locais, para fornecer valor sustentável de longo prazo para todos os envolvidos neste novo projeto de níquel de nível 1.

Direto da Fonte