Horizonte Minerals muda direção, incluindo CEO

27/11/2023
Co-fundador e CEO da empresa Jeremy Martin e Simon Retter, Diretor Financeiro da empresa, deixarão os cargos

 

A Horizonte Minerals anunciou que o co-fundador e CEO da empresa Jeremy Martin e membro do Conselho da companhia ao lado de Simon Retter, Diretor Financeiro da empresa, deixarão os cargos de CEO e CFO e Diretor membro do Conselho da companhia, respectivamente.

Além disso, de acordo com as melhores práticas de governança corporativa, William Fisher, Presidente Interino Não-Executivo, e Owen Bavinton, Diretor Não-Executivo, deixarão o Conselho de Administração da Empresa, tendo atuado como diretores desde 2011 e 2012, respectivamente. Essas mudanças de diretores e executivos entram em vigor em 27 de novembro, com todos os diretores e executivos cessantes concordando em ajudar o Conselho com uma transferência ordenada.

Jeremy é diretor fundador da Horizonte e lidera o negócio como CEO desde 2010. Sob sua liderança, a Horizonte descobriu, adquiriu e consolidou suas participações nos dois ativos de níquel de nível da empresa no Brasil. Jeremy supervisionou o desenvolvimento desses ativos e conduziu o Araguaia desde um projeto greenfield, passando pelo estágio de viabilidade até a construção. 

A Horizonte comunica que Karim Nasr será o CEO interino e tem sua proposta de nomeação como diretor do Conselho. Nasr liderará o processo de financiamento e reestruturação e trabalhará com o Conselho para nomear uma nova equipe de liderança sênior. A Horizonte informa que as nomeações propostas (sujeitas ao recebimento das habituais certificações de diretor, quando aplicável, de acordo com as Regras do AIM), com outras propostas de diretores do Conselho que deverão ser anunciadas nas próximas semanas.

Karim Nasr é sócio-gerente e codiretor de investimentos da La Mancha Resource Capital LLP, que assessora o La Mancha Resource Fund SCSp, um dos principais acionistas da empresa. Com mais de 25 anos de experiência em finanças corporativas e investimentos, incluindo experiência em reestruturações no Brasil, Nasr deixará seu cargo executivo diário em La Mancha para se dedicar à Horizonte e implementar um plano de financiamento para reiniciar a construção.

Paul Smith será o novo Diretor Não Executivo e Presidente, executivo de finanças corporativas e membro sênior do conselho com ampla experiência em impulsionar o desempenho líder do setor em empresas focadas em recursos naturais.  Após a entrada em vigor de sua nomeação, Smith atuará como Presidente do Conselho.   Enquanto se aguarda que tal nomeação entre em vigor, o Diretor Não-Executivo, Vincent Benoit, concordou em atuar como Presidente interino. Maryse Bélanger foi nomeada a nova COO interina, sem cargo no conselho. Recentemente, Maryse atuou como Presidente da IAMGOLD Corporation. Com mais de 30 anos de experiência no setor de mineração global, Maryse tem pontos fortes comprovados em excelência operacional e recuperação, serviços técnicos e eficiência organizacional, inclusive no Brasil.

As novas nomeações propostas para o Conselho de Karim Nasr e Paul Smith estão sujeitas ao procedimento padrão de due diligence do diretor da AIM. Depois de concluídas, essas nomeações entrarão em vigor com um novo anúncio a ser divulgado oportunamente.  Nasr atuará como CEO interino em uma função não pertencente ao conselho, com efeito imediato. “Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer a Jeremy por sua liderança e contribuições para a empresa. Jeremy foi diretor fundador da Horizonte e lidera a Empresa desde 2010. Agradecemos sua dedicação ao negócio e desejamos-lhe felicidades para o futuro”, comentou o Diretor Não Executivo John MacKenzie.

Direto da Fonte