Energia eólica para reduzir emissões de GEE

28/03/2023
A Equinox Gold implantou o uso de energia 100% renovável em suas operações Fazenda Brasileiro e Santa Luz

 

A Equinox Gold implantou o uso de energia 100% renovável em suas operações Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral (FBDM) e Santa Luz Desenvolvimento Mineral (SLDM). A energia será gerada nas usinas eólicas Cumaru I e Cumaru V, localizadas no Rio Grande do Norte. A adoção de energia limpa para operar as duas unidades é fruto de uma parceria com a Enel Brasil, e reforça o compromisso da Equinox Gold com as metas de sustentabilidade – em especial, a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

A iniciativa também contribui para consolidar a posição de destaque da Equinox Gold na adoção de práticas de mineração responsável, tornando-a a segunda empresa do setor a investir em energia eólica, no Brasil, e pioneira no segmento de mineração de ouro. Com o fornecimento de energia eólica, a Equinox Gold conseguirá reduzir em até 70% os encargos setoriais e custos de energia para as duas unidades, além de economizar aproximadamente R$ 40 milhões anuais. “Trata-se de um importante investimento na modalidade autoprodução. É um marco para nós e para o setor”, destaca o vice-presidente de Relações Institucionais e Licenciamento da Equinox Gold, Cesar Torresini.

O contrato firmado com a Enel Brasil – operacionalizado pela Enel Trading, comercializadora da Enel no Mercado Livre – segue o modelo de autoprodução, modalidade de negócio equipara o consumidor a um autoprodutor de energia e que possibilita que empresas consumidoras produzam energia renovável, principalmente a partir de fontes eólica e solar. O modelo de autoprodução também contribui diretamente para a expansão do uso de fontes renováveis na matriz energética, reduzindo a emissão de GEE nos processos produtivos dos consumidores de energia e sinalizando publicamente os compromissos mensuráveis atrelados à agenda ESG. "Com o crescimento do Mercado Livre de Energia, as empresas têm buscado cada dia mais produtos que garantam economia e sustentabilidade. A autoprodução é um exemplo de solução que une esses pilares. Nosso papel é oferecer atendimento de excelência e produtos personalizados, suprindo as necessidades dos clientes e garantindo mais competitividade aos seus negócios”, destaca Dario Miceli, responsável pelas atividades de Trading e Comercialização da Enel Trading.

A Equinox pretende reduzir as emissões de GEE em 25% até 2030, conforme Relatório de Ação Climática, divulgado no início de fevereiro, entre outras iniciativas para mitigar os potenciais impactos negativos de suas operações no clima. Para atingir tal meta, a Equinox implementou processos para entender sua pegada de carbono, identificar oportunidades de melhoria e tomar medidas concretas para estabelecer uma estratégia abrangente de ação climática. A mineradora avalia ainda novas oportunidades de contratação de energia, a partir de fontes sustentáveis, para as outras duas operações no Brasil, com início do fornecimento projetado para 2024. O objetivo é ampliar ainda mais os retornos ambientais dessa iniciativa.

Direto da Fonte