Empresas testam sistema de carregamento

18/05/2023
Solução de carregamento eficiente e de alta potência para veículos pesados.

 

A Scania instalou e testou um sistema piloto de carregamento de megawatts da ABB E-mobility para o desenvolvimento de uma solução de carregamento eficiente e de alta potência para veículos pesados. A tecnologia permitirá metade do tempo de carregamento para esse tipo de veículo. As empresas se comprometeram a oferecer futuramente um transporte de emissão zero e a liderar o desenvolvimento da tecnologia.

O teste inicial, para provar a viabilidade técnica do carregamento de alta corrente, é um primeiro passo para o futuro sistema MCS da ABB E-mobility. Isso resultará na implantação progressiva de carregadores de alta potência, começando em 1.500 Amperes e, eventualmente, estendendo-se para o escopo completo do MCS de até 3.000 Amperes. Este é um padrão de carregamento no qual a Scania e a ABB E-mobility investiram e foram fundamentais para o desenvolvimento em colaboração com a CharIN (o padrão MCS é esperado para 2024).

A tecnologia MCS é crítica para os caminhões elétricos de longa distância da Scania, já que são previstos por lei tempo de direção e descanso. O veículo pode ser conduzido por no máximo 4,5 horas antes que o motorista precise fazer uma pausa de 45 minutos e, durante esse período, o caminhão precisa carregar com energia suficiente para operar por mais 4,5 horas. Devido ao tamanho das baterias, o carregamento rápido e de alta potência é essencial. "Verificamos um impulso no transporte elétrico e o nosso objetivo é que 50% de todos os veículos que vendermos anualmente até 2030 sejam elétricos. Para atingir esse objetivo, será necessária infraestrutura e o MCS é uma peça crucial do quebra-cabeça para que ela avance daqui para frente ", disse Fredrik Allard, Responsável da E-mobility, Scania.

Desenvolvedora de soluções de carregamento de veículos elétricos, a ABB E-mobility está na vanguarda do fornecimento de infraestrutura de carregamento confiável e recursos de serviço robustos que as frotas exigem para fazer a transição com sucesso para o transporte elétrico. "Estamos muito satisfeitos por colaborar com a Scania neste piloto histórico, que estabelecerá um precedente para o setor e identificará uma das maneiras pelas quais abordamos colaborativamente as parcerias de carregamento OEM, verticalizando efetivamente a abrangente tecnologia para criar ótimas experiências para o usuário final”, disse Chris Nordh, chefe global de negócios de Frota e Trânsito da ABB E-mobility.

A partir de 2023, a Scania pode oferecer caminhões com o conector pré-padrão MCS para clientes com necessidades específicas e pronunciadas, com o início da produção previsto para 2024. A ABB E-mobility apresentará a próxima iteração de sua tecnologia MCS no período entre o final de 2024 e início de 2025.