Cooperação com o SGB-CPRM em geologia e recursos minerais

28/11/2023
O encontro debateu a consolidação do termo de cooperação técnico-científica

 

A Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) reuniu-se com o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Cassiano Alves, e representantes da Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO): a superintendente, Sheila Soraya Alves Knust, a gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Vivian Athaydes Canello Fernandes, o gerente de Geologia e Recursos Minerais, Jônatas de Sales Macedo Carneiro e o chefe do Núcleo do SGB em Palmas, Marcelo Ferreira da Silva. O encontro debateu a consolidação do termo de cooperação técnico-científica, com previsão de assinatura oficial na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023). Além de apresentar os projetos conjuntos, voltados principalmente às áreas de geologia e recursos minerais, o acordo pretende subsidiar as políticas públicas e fomentar investimentos no setor minerário em Tocantins.

O presidente da Ameto, Mauro Mota, disse que o SGB-CPRM é um parceiro importantíssimo e, a assinatura do termo de cooperação propiciará que haja avanços, através do mapeamento geológico sistemático e aprofundado, uma análise detalhada das potencialidades minerárias que o Tocantins possui. “Quanto mais dados e informações para identificar depósitos minerais em diversas regiões do Estado tivermos, mais potencial de investimentos alcançamos”, afirmou. 

O diretor-presidente do SGB-CPRM, Cassiano Alves, comentou que a Ameto está em um nível de maturidade e eficiência muito grande. É uma instituição que está em pleno desenvolvimento e isso é importante para o ramo da mineração”. “Estamos com um papel realmente de nos aproximarmos dos Estados e municípios que tutelam uma parte significativa da riqueza mineral no País. Com relação à mineração, nós estamos fazendo um trabalho muito alinhado com o Ministério de Minas e Energia (MME) e com a Agência Nacional de Mineração (ANM) e coloco o Serviço Geológico do Brasil à disposição do Estado do Tocantins””, ressaltou. Da Ameto, participaram também o diretor de Geologia e Mineração, Otton Nunes Pinheiro, o diretor de Fiscalização e Informação, Gleberton Vargas França, a eerente de Fiscalização e Informação, Luísa de Deus, o gerente de Apoio Técnico, Leonardo Costa e Silva, a Secretária Geral, Pâmela Kuis Torres Resplandes e a analista, Grasyella França.

Direto da Fonte