BHP e Codelco assinam acordo de cooperação

11/05/2023
Acordo de colaboração para trocar informações nas áreas de eletrificação de atividades de mineração e outras

 

A BHP e a estatal chilena Codelco assinaram um acordo de colaboração para trocar informações de interesse mútuo nas áreas de eletrificação de atividades de mineração, abastecimento de água dessalinizada, estabilidade e monitoramento de depósitos de rejeitos, desenvolvimento de tecnologias para a descarbonização de processos, entre outros. “Nosso cobre faz parte da solução para as mudanças climáticas que ameaçam o planeta e deve ser produzido de forma sustentável, coerente com essa causa. Para imaginar essas novas formas de fazer mineração, a inovação é um dos principais eixos de nossa gestão, e isso só poderemos desenvolver em aliança com players igualmente atuantes nessa busca, como é o caso da BHP”, afirma o CEO da Codelco, Andre Sougarret.

Fornecedores, centros de pesquisa, universidades e empresas com desafios comuns, como a BHP, são peças-chave para complementar o conhecimento e a experiência da mineradora e criar soluções sustentáveis. “A aliança com a Codelco reflete nossos esforços para trabalhar de forma colaborativa na busca de soluções para enfrentar um dos desafios mais urgentes do mundo: frear as mudanças climáticas. Não podemos avançar na descarbonização ou contribuir para a transição energética sozinhos. Para a BHP, acordos como este mostram como o trabalho conjunto entre o setor público-privado é essencial para tornar a mineração uma indústria cada vez mais sustentável”, afirma Rag Udd, presidente da BHP Americas.

O acordo engloba ainda os desafios atuais da indústria de mineração compartilhados por ambas as empresas, entre eles a busca por tecnologias que viabilizem a exploração econômica de minerais de baixo teor, a operação em jazidas profundas e com condições metalúrgicas complexas, o desenho de tarefas que utilizam menos ou nenhuma água em seus processos e que geram o menor impacto ao meio ambiente, e o aproveitamento efetivo de tecnologias avançadas em termos de exploração mineral. O documento assinado entre as partes estabelece a troca de conhecimento e terá duração de cinco anos, além de ser orientado por um comitê gestor e implementada por grupos de trabalho com profissionais das duas empresas.

Direto da Fonte