ArcelorMittal e Fiemg investem em centro na capital mineira

25/10/2023
O Centro receberá investimento inicial de R$ 34 milhões para a estruturação básica do laboratório

 

A ArcelorMittal e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) assinaram, dia 23 de outubro, convênio de cooperação para a criação do Centro CIT/SENAI de Descarbonização Industrial na capital mineira. O Centro receberá investimento inicial de R$ 34 milhões para a estruturação básica do laboratório, voltado para o desenvolvimento de tecnologias e projetos de descarbonização. “A criação do Centro CIT/SENAI de Descarbonização Industrial é mais um passo importante na nossa jornada de descarbonização. Para nós, da ArcelorMittal, a parceria com a Fiemg é muito relevante, tendo em vista que um dos principais desafios da nossa sociedade e da indústria é alcançar a neutralidade em carbono. Este Centro será fundamental para desenvolvermos em conjunto novas tecnologias que irão garantir a sustentabilidade das nossas operações”, afirmou Jefferson De Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Longos e Mineração LATAM.

O Centro CIT/SENAI de Descarbonização Industrial tem como foco a área de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e vai promover a capacitação de profissionais para trabalhar com esta temática. O laboratório contará com equipamentos complementares à infraestrutura dos Institutos do CIT SENAI. Serão desenvolvidas ações e projetos relacionados a biocombustíveis sustentáveis, uso de hidrogênio verde, captura e transformação de COe novas tecnologias de produção de aço.

A ArcelorMittal comanda processo de descarbonização na indústria do aço e, mundialmente, é pioneira na siderurgia ao lançar a meta de ser carbono neutro até 2050 e, como passo intermediário, reduzir em 25% suas emissões específicas até 2030. A empresa trabalhará com melhoria dos processos existentes até 2030 e, depois disso, empregará tecnologias disruptivas, que tornarão a ArcelorMittal carbono neutra até 2050. O Grupo estuda alternativas tecnológicas para utilizar os gases de processo que contém CO, como, por exemplo, produzindo etanol para consumo e uso na indústria química, além de outras técnicas e captura de carbono. No Brasil, a ArcelorMittal atua em quatro frentes: otimização da matriz metálica com aprimoramento do uso de sucata como matéria-prima; troca de combustível com a substituição parcial do carvão mineral por gás natural; maximização do uso de carvão vegetal renovável; continuidade na adoção de melhorias de eficiência energética nos processos de produção de aço.

Direto da Fonte