AngloGold Ashanti investe em revitalização de Bicame

09/11/2023
Estrutura centenária é considerada símbolo de Nova Lima

 

A AngloGold Ashanti está investindo R$ 3,6 milhões para revitalizar o Bicame, estrutura centenária considerada símbolo de Nova Lima e que pela primeira vez passará por uma manutenção em seus 200 metros de extensão. Localizado no Centro da cidade, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a restauração do Bicame tem recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e contempla intervenções estruturais e estéticas no aqueduto. A obra está prevista para começar ainda neste ano, com estimativa de ser finalizada no segundo semestre de 2024.

No final de setembro, o Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Lima aprovou o projeto da APPA – Arte e Cultura, elaborado em parceria com as empresas Engecop e Construpower, para restauração, ressignificação e preservação do Bicame. Entre as intervenções previstas estão a remoção da pintura deteriorada; substituição ou recuperação de elementos metálicos e de madeira deteriorados; tratamento contra cupins, com aplicação de resina; substituição de cabos de aço e pintura geral.

Para elaboração do projeto foi realizada inspeção visual em cada ponto da estrutura para mapeamento dos danos e do estado de conservação, além de um levantamento aéreo por drone e escaneamento da estrutura, possibilitando imagens de alta resolução. Os dados foram avaliados e reunidos em um memorial descritivo. Paralelamente aos trabalhos de campo, foi feito um estudo de documentação histórica e elaborados arquivos e levantamentos eletrônicos.

A AngloGold Ashanti decidiu apoiar a revitalização do Bicame, pois considera que o projeto vai ao encontro dos valores da empresa em preservar o patrimônio histórico das localidades que sediam suas operações, bem como de deixar um legado sociocultural para a população dessas regiões. “Além de ter sido construído pela empresa, o Bicame é um cartão de visita de Nova Lima, um símbolo da cidade, uma referência para a população. Nada mais justo que ele seja revitalizado e entregue aos moradores para continuar guardando as raízes e as histórias do município”, afirma o gerente de Desenvolvimento Social da AngloGold Ashanti, Fernando Cláudio.

Direto da Fonte