AngloGold Ashanti apoia projeto de cosméticos em Sabará

29/08/2023
É a primeira agroindústria familiar de cosméticos em barra do Brasil

 

Por meio do programa Parcerias Sustentáveis, a AngloGold Ashanti apoia o empreendimento mineiro da OR Natural para se tornar primeira agroindústria familiar de cosméticos em barra do Brasil. Há três anos em operação, a OR já economizou 70 mil garrafas plásticas no meio ambiente, tem mais de 500 clientes, 30 revendedores e atua em um sítio na zona rural de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A empresa está em fase final para receber também a certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O novo acordo firmado em 25 de agosto teve a presença de representantes do Governo de Minas, da AngloGold Ashanti, prefeitos da região, outras autoridades, lideranças comunitárias, parceiros e demais convidados. Em maio, o empreendimento já havia recebido a certificação do Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) e com o suporte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico no processo regulatório. “O programa concentrou seus esforços para desobstruir o procedimento administrativo regulatório exigido para que a empresa pudesse iniciar suas atividades, gerando renda e permitindo o fomento do encadeamento produtivo no entorno da localidade”, disse o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

A OR Natural é uma marca mineira de shampoos e condicionadores naturais em barra, voltada para terapia capilar, desenvolvida em uma produção limpa e sustentável, e a partir de ativos da agricultura local. Os produtos são biodegradáveis desde a embalagem até a espuma. A empresa investe no resgate da cultura da cura pelo natural, usando matéria prima sustentável, reduzindo a quantidade de plástico descartado na natureza, bem como de água como matéria-prima. “Os shampoos e condicionadores em barra são pouco explorados no Brasil e abrem ampla oportunidade para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área. A implementação da agroindústria movimentará a economia e irá gerar empregos”, afirma Paula Moreira, uma das sócias e cofundadora da empresa.

A irmã, Isis Kroeff, também sócia e cofundadora, ressalta o lado pioneiro do negócio. “Investimos no desenvolvimento de formulações, com pesquisa de novos usos para os principais ativos naturais mineiros”, diz. Para a empresa, o diferencial como negócio e que lhe atribuiu o título de agroindústria familiar são as características de manter a indústria na zona rural, ter caráter experimental, desenvolver com produtos da região de plantio próprio ou comprado de agricultores locais de Sabará ou dos vizinhos Caeté, Nova Lima e Raposos, por exemplo. O Programa Parcerias Sustentáveis, da AngloGold Ashanti, entrou em 2022 e ajudou a acelerar o negócio. O suporte da produtora de ouro foi para que a OR seguisse no rumo de se desenvolver como pequena indústria no seu segmento e que pudesse fortalecer a agricultura regional e a inovação agroindustrial local, desenvolvendo economicamente a zona rural de Sabará e região. “Por meio do Parcerias Sustentáveis, a AngloGold Ashanti fomenta o empreendedorismo social nas comunidades onde atua. Em treze anos, foram mais de 280 iniciativas, 50 mil beneficiários e investimento da ordem de R$ 13,5 milhões. A OR Natural é ótimo exemplo de como empreendimentos sustentáveis podem transformar a vida das pessoas e multiplicar resultados para todos”, afirma Othon Maia, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da AngloGold Ashanti.

A OR Natural conseguiu reduzir o consumo de plástico e água em sua produção. Segundo dados da WWF, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, dos quais apenas 1,28% são destinados a reciclagem. O plástico é um material que demora 400 anos para se decompor.

Direto da Fonte