Anglo American lança navio Capesize+ com GNL

27/01/2023
A embarcação é a primeira de dez navios novos de construção dupla movidos a GNL. A medida reduzirá em cerca de 35% as emissões de CO2.

 

A Anglo American anuncia que o recém-lançado navio Capesize+ de combustível duplo com GNL, o Ubuntu Harmony, realizou primeiro carregamento de minério de ferro de suas operações em Kumba na África do Sul. A embarcação é a primeira de dez navios novos de construção dupla movidos a GNL que a Anglo American introduzirá em sua frota fretada no biênio 2023/2024. A medida reduzirá em cerca de 35% as emissões de CO2, segundo estimativas da empresa, em comparação com navios movidos a óleo marinho convencional combustível. 

O uso de GNL também irá reduzir significativamente óxidos de nitrogênio e material particulado dos exaustores dos navios, enquanto a nova tecnologia também elimina a liberação de metano não queimado. A frota do Ubuntu é um componente-chave da ambição da Anglo American de alcançar a neutralidade de carbono para seu frete marítimo controlado até 2040 – com uma meta provisória de reduzir as emissões dessas atividades em 30% até 2030 – tudo parte da ambição mais ampla da Anglo American de reduzir pela metade o escopo 3 emissões até 2040. “Estamos orgulhosos de ver o Ubuntu Harmony começar sua viagem transportando produtos que permitem o futuro de nossas minas para nossos clientes em todo o mundo. Este marco consolida nossa visão de sermos líderes em remessas de baixo carbono, uma extensão natural de nosso compromisso de alcançar a neutralidade de carbono em nossas operações até 2040”, disse Peter Whitcutt, CEO da área de marketing da Anglo American. 

Nolitha Fakude, diretora do Grupo Anglo American para a África do Sul, disse que os metais e minerais fornecidos pela mineradora desempenham um papel importante em ajudar as principais indústrias no processo de descarbonização. “Transportá-los de forma sustentável é uma parte fundamental desse esforço e a introdução da frota Ubuntu – em homenagem à palavra zulu que significa 'humanidade para os outros' – nos ajuda a acelerar nossa transição para o frete marítimo sustentável”. A Anglo American estabeleceu uma estrutura abrangente de iniciativas para a descarbonização de suas atividades marítimas, incluindo dispositivos de economia de energia instalados em embarcações existentes, o uso de software de otimização de viagens e foco na exploração, teste e adoção de opções alternativas e sustentáveis de combustível - como GNL, biocombustível sustentável, metanol verde e amônia, e – mais adiante – hidrogênio.

Direto da Fonte