Água dessalinizada para abastecer mina

24/11/2022
Água dessalinizada suprirá mais de 45% das necessidades de Los Bronces, além de fornecer água limpa para aproximadamente 20.000 pessoas em comunidades locais.

 

A Anglo American assinou acordo com a Aguas Pacífico, fornecedora chilena de soluções e dessalinização de água, o que irá garantir o abastecimento de água dessalinizada para sua mina de cobre Los Bronces no Chile a partir de 2025. O abastecimento atenderá quase metade das necessidades de água da mina. “A Anglo American estabeleceu a ambição de reduzir a captação de água potável em regiões com escassez de água em 50% até 2030. Este acordo – que é a primeira fase de uma integração maior e de longo prazo para eliminar o uso de água doce em nossa operação de Los Bronces – é um passo importante para alcançar esse objetivo”, disse Ruben Fernandes, CEO do negócio de Metais Básicos da Anglo American. 

A zona central do Chile, onde Los Bronces está localizada, foi afetada por uma seca severa de uma década e essa água dessalinizada suprirá mais de 45% das necessidades de Los Bronces, além de fornecer água limpa para aproximadamente 20.000 pessoas em comunidades locais. “Além desta primeira fase, também estamos planejando um esquema de troca inovador para fornecer água dessalinizada para consumo humano em troca de águas residuais tratadas que abastecerão nossa operação. Isso nos permitiria parar de extrair água potável para Los Bronces – nosso objetivo final”, comentou Anik Michaud, Diretor de Relações Corporativas e Impacto Sustentável da Anglo American. 

Na primeira fase, a Anglo American será abastecida com água dessalinizada de uma usina que está sendo construída na região de Valparaíso pela Aguas Pacífico. A água será transportada por oleoduto até a usina de Las Tortolas, de onde será bombeada para a mina de Los Bronces. A Anglo American também fornecerá água dessalinizada para abastecer as comunidades vizinhas de Colina e Til Til, beneficiando aproximadamente 20.000 pessoas.

Direto da Fonte