Aço Verde lança Certificado de CO2

14/10/2022
O documento atesta o produto rastreado e certificado, com emprego de fontes renováveis de energia e utilização do biocarbono nos altos-fornos da usina.

 

A Aço Verde do Brasil (AVB) lançou o Certificado de Emissões Equivalentes de CO2 (CECO2) para clientes e parceiros da siderúrgica. O documento atesta o recebimento de um produto de Aço Verde carbono neutro rastreado e certificado, com emprego de fontes renováveis de energia e utilização do biocarbono nos altos-fornos da usina. “O Certificado de Emissões de CO2 da Aço Verde do Brasil beneficia toda a cadeia, desde a produção até a venda. Essa iniciativa busca atender a um mercado que demanda mais transparência em processos sustentáveis e que reduzam os impactos ambientais”, afirma Sandro Raposo, Diretor de Sustentabilidade e Novos Negócios da AVB.

Entre 2018 e 2021, a AVB conquistou o melhor indicador brasileiro para emissões de CO2 por tonelada de aço bruto produzido. No último ano, a empresa atingiu no Inventário anual de gases efeito estufa (GEE) o valor de 0,02 tCO2 e/t aço, enquanto a média global do setor siderúrgico é de 1,84 tCO2 e/t aço

O inventário da AVB utiliza a metodologia da Worldsteel Association, que segue o Protocolo GHG e a norma ISO 14064, sendo verificado anualmente pela empresa de auditoria externa Société Générale de Surveillance, SGS. A emissão do Certificado da AVB garante a neutralidade das emissões de GEE considerando a produção do aço verde a partir do uso do biocarbono nos altos-fornos da empresa, oriundo das florestas plantadas de eucalipto, emprego de fontes renováveis de energia e não utilização de combustíveis fósseis nos processos. 

Em outubro, a AVB recebeu também, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, que certifica que o inventário anual de emissões de CO2 atingiu o mais alto nível de qualificação, cumprindo todos os critérios de transparência para publicação e verificação da emissão de gases do efeito estufa. A worldsteel também reconheceu a AVB em função da sua participação no relatório anual de emissões de CO2 do programa “Climate Action”, integrando o seleto grupo de empresas - 15% das indústrias associadas - que possuem a menor intensidade de emissões de CO2 no mundo. Os membros da WordSteel representam cerca de 85% da produção mundial de aço.

Direto da Fonte