CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Tecnologia e inovação para prevenir emergências

24/01/2022
O Centro de Santa Cruz consegue prever emergências e falhas em equipamentos antes mesmo de soar algum alarme.

 

Por meio da implantação do Centro de Monitoramento e Diagnóstico da Manutenção Central em seu centro industrial, em Santa Cruz (RJ), a Ternium informa que busca agregar em um único espaço o monitoramento dos principais equipamentos da usina, e, ao mesmo tempo, gerar previsibilidade em ações e disponibilizar dados on-line em tempo real. “A ideia da construção deste Centro veio da necessidade de monitoramento dos equipamentos críticos, que necessitam de um acompanhamento mais rigoroso. A estrutura veio para equalizar as medições, ou seja, o que será medido na Aciaria de uma forma será a mesma no Alto Forno, na Termelétrica, enfim, a ideia é que a gente padronize o monitoramento destes equipamentos mais prioritários”, comenta Fábio Lourenço, Diretor de Manutenção Geral e Infraestrutura da Ternium Brasil.

A partir de tecnologias de última geração, o Centro de Santa Cruz consegue prever emergências e falhas em equipamentos antes mesmo de soar algum alarme e, desta forma, evitar uma possível parada emergencial e consequente perda de produção, além de evitar incidentes nos equipamentos da operação. O Engenheiro Especialista em Automação da Ternium, Leandro Passos, afirma que o sistema conta atualmente com 23 ativos da planta sendo monitorados de forma totalmente on-line. O planejamento visa ampliar este número para 155 nos próximos dois anos. “Para que isso seja possível, já iniciamos um projeto de instrumentação destes ativos, avaliando em cada caso qual é a melhor técnica aplicável. Além disso, também será avaliado qual modelo analítico preditivo (inteligência artificial) melhor se aplica em cada caso”, aponta.

O Centro vai demandar da empresa mais investimento em inovação e tecnologia para garantir que os equipamentos da empresa atuem em todas as áreas. “Isso só vai acontecer se incrementarmos e incluirmos tecnologia no nosso dia a dia. Ele vai nos ajudar a sermos mais assertivos nas decisões do que temos de fazer. Se tivermos que fazer a troca de um motor, por exemplo, ele nos dirá se devemos fazer agora ou se temos mais algum tempo. Isso nos dá uma previsibilidade no que pode ser feito, além de ajudar na economia através da leitura e interpretação de dados”, conclui Lourenço.